A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 19 de junho de 2013

BE Coelho Neto: mensagem por meio da dança no CIEP Zumbi dos Palmares


No dia 15/05, os alunos da truma 1501, do CIEP Zumbi dos Palmares, viveram uma manhã especial. Durante a UExpondo – evento da 6ª CRE que tem como objetivo dar visibilidade às ações educativas das unidades escolares – os estudantes foram os protagonistas de uma animada apresentação de dança que fechou com “chave de ouro” a proposta de trabalho do Bairro Educador Coelho Neto. Em parceria com a Professora Tarcísia Maria, a turma 1501 trabalhou o tema “Família em tempo integral” em diferentes encontros.
Antes da apresentação de dança do Rap da Família, foram feitas atividades de preparação com os alunos, que puderam refletir sobre a importância da família para o seu desenvolvimento, inclusive escolar. Com a ajuda da letra do Rap da Família, a turma pôde discutir o tema e reforçar o processo de letramento. Além disso, foi uma ótima maneira de prepará-los para a etapa seguinte: o ensaio da coreografia. Abaixo, alunos sendo familiarizados com a letra do rap que valoriza a família como fonte de apoio e desenvolvimento dos indivíduos.
Alunos conhecem a letra do Rap da Família
Os estudantes da 1501 mergulharam na proposta do Bairro Educador que foi de mostrar a importância da família para si próprios e também para escola. Com isso, puderam discutir temas como a resolução de conflitos por meio de diálogo e a importância de ouvir e respeitar os outros. Puderam também conhecer e valorizar o papel de cada componente da família na busca por uma relação intrafamiliar positiva e preocupada com o desenvolvimento, inclusive escolar, das crianças.

Para ajudar na preparação da apresentação de dança, o Bairro Educador contou com uma importante parceira local. Ingrid da Matta, parceira do BE Coelho Neto, não pensou duas vezes quando foi convidada para ensaiar o Rap da Família com os alunos. Atendendo prontamente ao convite, a parceira colocou a criançada para dançar, literalmente.
Ensaio do Rap da Família com a parceira Ingrid da Matta
Após ensaiar a coreografia, os alunos estavam preparados para apresentar a dança para as turmas da unidade escolar. No dia da UExpondo, várias turmas do CIEP Zumbi puderam assistir à apresentação da 1501: uma bela culminância para o trabalho do Bairro Educador em parceria com a Profª Tarcísia. Mas as emoções não pararam por aí, pois o dia teve direito até a apresentação especial para a diretora Sheila Freitas, que acompanhou tudo com atenção e entusiasmo.
No auditório do CIEP, os estudantes dançaram o Rap da Família

Reunidos com a diretora Sheila, a parceira Ingrid e a gestora de Projeto do BE Cristina Santos, os alunos da 1501 posaram para as fotos
Os artistas da 1501 deram um show!  Exemplo de como a dança e a música podem ser excelentes recursos para o desenvolvimento de uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentando assim a sociabilidade do grupo e contribuindo para a quebra da timidez. O refrão cantado com vigor pelos alunos ecoava pelo auditório e chagava ao corredor do CIEP: “Eu amo a minha família!”, repetia o coro de jovens dançarinos.
Agradecemos à gestão do CIEP Zumbi dos Palmares, à professora Tarcísia Maria e à parceira Ingrid da Matta por apoiarem e acreditarem na proposta do Bairro Educador. E viva a família!

                                                                                                                      Por Cristina Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário