A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aula-passeio na maior estação de tratamento de água do mundo – ETA Guandu


Desde 2010 a Nova CEDAE desenvolve o programa “CEDAE educação ambiental para as escolas” oferecendo através deste transporte para que alunos da rede pública de ensino possam conhecer a maior estação de tratamento de água do mundo - ETA Guandu.

Nos dias 13 e 24 de junho, alunos do quinto ano das Escolas Municipais General Mitre e Benjamim Constant, visitaram a Estação de Tratamento de Água- ETA Guandu. A aula-passeio apresentou em três etapas como funciona uma estação de tratamento de água.

No primeiro momento os alunos foram levados a um auditório onde foi dada uma palestra que passou informações e esclarecimentos a respeito do tratamento e uso racional da água, conscientização ecológica com os recursos hídricos, desperdício, controle da qualidade da água, preservação do meio ambiente, e tratamento dos esgotos. Ainda no auditório assistiram ao vídeo educativo “Caminhos das águas” .


Na segunda etapa da visita os alunos conheceram o viveiro de mudas de espécies da mata atlântica que são plantadas pela própria CEDAE nas margens do rio Guandu, durante o passeio pelo local foi explicada a importância das árvores para a preservação dos rios e a escolas ganharam cada uma um Ipê.


A última etapa da visita foi à ida à casa de química e ao mirante da estação de onde é possível dimensionar a grandiosidade do local observando os imensos tanques e ouvindo o barulho da água escoando.


Além de levar o conhecimento que aprenderam em suas lembranças os alunos também levaram para casa um kit com uma revista sobre a estação de tratamento do Guandu, um gibi intitulado “Cuidando do Planeta”, garrafa de água e lápis. A escola recebeu um DVD com o desenho animado “O Caminho das Águas”. Todo o material oferece noções de conscientização ambiental e de uso adequado dos recursos hídricos.

 Alunos e professores de ambas as escolas adoraram conhecer a maior estação de tratamento de água do mundo, além de se divertirem também aprofundaram o conteúdo que estava sendo desenvolvido em sala de aula.  
Por Jéssica Tamara

Nenhum comentário:

Postar um comentário