A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 23 de junho de 2013

Identidade e Historia: Aprendendo sobre as primeiras favelas


No dia 17 de junho, o historiador e gestor de projetos do Bairro Educador, Raphael Baptista, em parceria com a gestora de projetos Amanda Santos realizaram o segundo encontro sobre as primeiras favelas com 32 estudantes da turma 1601 da Escola Municipal Francisco de Paula Brito/Rocinha. O encontro foi idealizado pela também gestora de projetos do Bairro Educador, Amanda Santos, em parceria com a coordenadora pedagógica Fani Teruszkini para complementar um projeto que a unidade escolar vem desenvolvendo durante o primeiro semestre sobre a história do Rio de Janeiro. No mês de maio ocorreu o primeiro encontro com os estudantes da turma 1602 e Acelera.

O encontro teve início com a exibição do vídeo “Os mestres do tempo” sobre o contexto social e histórico do final do século XIX e início do século XX, período este onde se formaram as primeiras favelas. O vídeo retrata de forma lúdica, os principais acontecimentos do período, como as revoluções, as reformas, demolições dos cortiços, ocupação dos morros e encostas.
 
O historiador realizou um bate-papo com os estudantes sobre os acontecimentos que culminaram na formaçao de favelas no Rio de Janeiro, como a abolição da escravidão negra no Brasil, as reformas promovidas pelo prefeito Pereira Passos, a demolição dos cortiços, os encaminhamentos posteriores à Guerra de Canudos, entre outros. Explicou a origem da nomeclatura favela, originaria de uma planta encontrada pelos soldados em morros de Canudos. Revelou ainda, a origem de algumas das favelas mais conhecidas pelos estudantes, especialmente a Rocinha que foi denominada desta forma devido ao fato de ter sido um local de plantações antes de se configurar como favela. Ao final do encontro, a professora da turma 1.601, solicitou a realizaçao do encontro com a turma da qual é professora à tarde (1.502).
 
Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário