A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia do Desafio


No dia 29 de maio aconteceram nas Unidades Escolares, Escola Municipal Humberto de Campos e EDI Morro dos Telégrafos o Dia do Desafio, atividade mundialmente conhecida por dedicar um dia as atividades físicas. No Brasil, a ação é proposta pelo SESC  e  foi realizada no dia 29 de Abril, através da parceria entre tal Instituição e o CIEDS em algumas Escolas Municipais onde o Bairro Educador atua.
            Na Escola Municipal Humberto de Campos, já acontecem os Jogos Cooperativos todas as quartas-feiras, que naturalmente estimulam os estudantes a movimentarem-se fisicamente de forma cooperativa. Para o Dia do Desafio, foi firmada uma parceria com estudante de Educação Física da UFRRJ, que articulou em meio aos estudantes e junto com o Bairro Educador, a atividade intitulada “Pessoa para Pessoa”.
A ação teve como objetivo geral diminuir a distância e desfazer as barreiras que afastam os estudantes de forma lúdica e prazerosa e usando como meio os exercícios físicos. Os objetivos específicos foram despertar a atenção e tempo de reação pessoal e coletiva, diminuir a distância entre as pessoas e promover o contato, desfazer preconceitos e incentivar a criatividade.
O desenvolvimento da mesma se deu da seguinte forma: no início os estudantes foram convidados a caminhar de diferentes maneiras – passo de formiga, passo de gigante, passo de formiga atômica, passo de robô. Posteriormente, os alunos foram convidados a formas duplas e ao achar seu par, dar um abraço nele. Juntos então, começaram a fazer uma série de exercícios que necessitavam do outro – abaixar e encostar joelho com joelho; com uma mão apoiada no ombro do outro, segurar o pé esquerdo com a mão direita; mão na testa do outro e abaixar a mão que estava na testa no ombro do colega e depois trocar de lado; cotovelo no joelho, etc.

Conforme os comandos eram dados, intercalaram-se momentos de caminhada com as atividades em pares. A turma do terceiro ano sugeriu que os comandos fossem dados juntos a brincadeira do “vivo-morto”. Desta forma, na parte da tarde, a atividade foi realizada com esta inserção nas duas turmas participantes.
No EDI Morro dos Telégrafos, acontecem às quartas-feiras as aulas de Educação Física com a professora Renata Pini. Para o Dia do Desafio, como já há o trabalho conjunto entre o Bairro Educador e a maioria dos profissionais da Escola, neste dia, ela atendeu todos os alunos da Unidade Escolar – maternal 30 até turma 13 – sem a presença do Projeto na referida.

As atividades realizadas foram baseadas no Esporte Educacional, “assumindo o paradigma do direito e da inclusão social ao proporcionar, através da prática esportiva, o aperfeiçoamento de capacidades e habilidades indispensáveis ao processo de formação e de desenvolvimento humano.

Sua finalidade é o desenvolvimento integral do homem como ser autônomo, democrático e participante. (...) Caracterizado como espaço de intervenção e de direito social o esporte escolar enriquece e amplia o currículo, garantindo assim, a gestão democrática e participativa e a elevação da qualidade de ensino. O foco, dentre outros pontos é a universalização do acesso às práticas do acervo popular e erudito da cultura corporal.”*


As turmas participaram de ação de “Ginástica Corporal” e Corrida de Revezamento com Materiais Reaproveitáveis (bambolês e garrafas pet pequenas). Na primeira foi realizada uma roda com a participação de todos os alunos, na qual foram trabalhadas as partes do corpo a partir de atividades físicas criadas coletivamente, entre alunos e professora. Desta forma, o alongamento do pescoço foi um exemplo de resposta dos estudantes ao estímulo do exercício. A corrida, por sua vez, foi desempenhada em três fileiras com dois alunos cada, onde um deveria buscar uma bola dentro do bambolê, enquanto o outro aguardava a chegada do material esportivo para regressar com ela ao seu ponto de origem. 
Vale ressaltar que a turma 11, da professora Ana Paula da Costa Silva, participou mais ativamente do dia e após as atividades físicas, realizaram um lanche saudável, seguida de Roda de Conversa sobre a Dieta Saudável, como complemento de uma vida melhor.

*Baseado nas informações contidas em documentação do Ministério do Esporte.
Visualizado pela última vez em: 06/06/2013 às 09:47

Nenhum comentário:

Postar um comentário