A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aprendendo a reciclar


Aconteceu no dia 17 de junho, na Escola Municipal Rio das Pedras, o encontro do Bairro Educador com o Grêmio estudantil para realizar atividade com material do projeto Cultura Ambiental nas Escolas da Tetra Pak. Durante a atividade foram abordados assuntos como: Meio ambiente e Ecologia, o lixo e suas composições, o gerenciamento do lixo, coleta seletiva e reciclagem, ciclo de vida de matérias como vidro, metal, plástico e papel.

Durante a reunião o destaque foi para o papel, um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.


Os alunos debateram a importância da reciclagem do papel para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.

Também foi apresentado um vídeo sobre reciclagem - Dom Quixote Reciclado - que aborda dentro do tema gerador do projeto escolar de reciclagem e sustentabilidade, a questão do lixo: suas formas de tratamento; os lixões e a poluição da água, do solo e do ar; aterros e os impactos ambientais.

O filme "Dom Quixote Reciclado" recorre a personagens universais da literatura e da cultura geral, Dom Quixote, criado por Miguel de Cervantes, no início do século XVII.
 

Conta a mais nova aventura que sucedeu ao valoroso cavaleiro Dom Quixote contra o terrível Dragão e seu, cada vez maior, império: o lixo. Para isso, Quixote conta com a ajuda do seu fiel escudeiro Sancho Pança e com os brilhantes conselhos e técnicas do recém-chegado Mago. O lixo já dominou os férteis campos do sul do mundo, agora avança em largos passos a outras direções, deixando assim, o Dragão cada vez mais gordo. Quixote é considerado louco pelos homens modernos, por enxergar dragões onde todos enxergam bem-estar. Mas nem por isso desanima, entra solitário no império do Tenebroso, descobre suas fraquezas, desconstrói sua força e adquire novas técnicas de combate. E eis que então se trava a complicada batalha.

Assim o Grêmio estudantil poderá dar seguimento às atividades desenvolvidas na escola, onde construíram um trabalho para ser apresentado para toda a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade ecológica para sociedade em geral.

Por Raphael Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário