A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 20 de junho de 2013

O meio-ambiente e a nossa saúde


No dia 14 de junho os estudantes de uma das turmas de 4° ano de tempo integral (Nenhuma Criança a Menos) do CIEP Elis Regina conheceram a maior horta comunitária da Maré. Lá vivenciaram os assuntos trabalhados em sala: plantas e solo. Relembraram as aulas de ciências podendo ver de perto como é dividida a planta, como são as partes estudadas e suas funções (folhas, flor, semente, raiz, caule, etc.). Também aprenderam com seu Zé Maria, funcionário do projeto Hortas Cariocas (que nos recebeu com muito carinho e atenção) peculiaridades sobre as plantas: hortaliças, plantas medicinais, frutas e legumes.
Ao final da atividade fizemos uma roda de conversa e encerramos a atividade.
Apesar do espaço da horta comunitária ser algo comum para os moradores locais, as crianças se mostraram surpresas e entusiasmadas com a vivência. 


 
Esta atividade foi precedida por uma avaliaçao prévia do conhecimento dos estudantes. No dia 10 de junho, os mesmos responderam um questionário no qual relataram e desenharam de acordo com suas experiências e conhecimentos o que consideram ser o meio-ambiente e qual a influencia desse nas suas vidas e saúde.
Estas atividades foram planejadas pelo Bairro Educador em função do projeto pedagógico anual (PPA) do CIEP: “Nossa saúde”. Esse PPA foi construído pela direção, coordenação pedagógica e professores de acordo com temas que consideraram mais necessário ser desenvolvido com os estudantes por entenderem que a saúde envolve, conforme conceito da Organizaçao Munidal da Saúde (OMS),  "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

A próxima atividade prevista será uma ação de educação ambiental articulada à distribuição das cartilhas fornecidas pela LAMSA  denominada “Cuidando Melhor do Planeta - dicas para a preservação do meio ambiente. Como culminância, haverá a construção de um painel pintado na quadra da escola.
Busca-se com tais atividades mesclar o tema geral da escola com os conteúdos curriculares dos primeiros bimestres (meio-ambiente natural: ecossistemas), plantas e solos, além de problemas recorrentes na escola e entorno dela, como a falta de cuidado com o lixo. Desta forma, visa-se trabalhar os conceitos de meio-ambiente, e levar os estudantes a vivenciarem os assuntos estudados em sala, aprendendo sobre a importância de cuidar do meio onde vivemos e a influência desse meio na nossa saúde.

Por Marcio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário