Na terça-feira, dia 11 de junho aconteceu na Escola Municipal Frei Cassiano, BE Bispo, mais uma oficina com o Grêmio Estudantil com a participação da Coordenadora Pedagógica do BE, Karina Trotta e do Gestor de Núcleo, Roberto Lobo. Houve uma atividade educativa de prevenção ao bullying que foi iniciada com uma rodada de apresentação entre os estudantes e os gestores que apoiaram a atividade.
Em seguida, tivemos um bate-papo sobre o que é o bullying, sobre a origem da palavra (do inglês bully que significa valentão) e formas de combate. Apesar do termo ter se popularizado através da mídia, nem toda ação pode ser caracterizada como bullying que é descrita como: "ato de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação de desigual poder". O bullying pode, ainda, ser identificado por ações entre pares, ou seja, de aluno para aluno, de professor para professor, etc.
Sinais e sintomas possíveis de serem observados em alunos alvos de bullying:- Enurese noturna (urinar na cama)
- Distúrbios do sono (como insônia)
- Problemas de estômago
- Dores e marcas de ferimentos
- Transtornos alimentares
- Isolamento social (poucos ou nenhum amigo)
- Tentativas de suicídio
- Irritabilidade / Agressividade
- Transtornos de ansiedade
- Depressão
- Resistência / aversão a ir à escola
- Mau rendimento escolar
Os estudantes foram divididos em dois grupos: "Contra-bullying" e "Bullying 0" para um jogo de cartas. Ganhava o grupo que acumulasse cinco cartas e quinze pontos. Durante o jogo eles responderam algumas questões, dramatizaram situações de bullying na escola e formularam ações de combate. Após o jogo, os estudantes assistiram a um vídeo educativo que reforçava todo o bate-papo e que dava dicas de ações de prevenção, como a parceria entre a escola e os responsáveis. A direção apoia a iniciativa por acreditar na relevância da discussão do tema.
"É um assunto legal para trabalhar. É ideal que eles mobilizem os outros estudantes sobre o assunto, pois a linguagem é mais próxima. É diferente de quando um adulto fala. Fica com uma linguagem mais acessível" disse a Diretora da unidade escolar, Ana Maria Raposo.
A estudante Thayssa Cardoso integrante do Grêmio Estudantil ressaltou "A atividade foi bacana, pois ajudou a entender um pouco mais sobre o que é o bullying. Tivemos muitas ideias para fazer atividades na escola."
A oficina terminou com uma reunião de planejamento com a direção sobre a Festa Junina. Algumas ideias e sugestões foram trocadas de data, formas de mobilização dos alunos, dança, etc.
Por Sarah Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário