A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 11 de junho de 2013

Maquete como recurso didático: aprendizagem e interação


Nos dias 28 de maio e 04 de junho, estudantes do 5o e 6o ano da Escola Municipal Olímpia do Couto, do Bairro Educador de Irajá, participaram de atividade educativa cujo objetivo foi a construção de maquetes representando a unidade escolar (UE) e o seu entorno. Tratou-se de uma atividade pedagógica que busca, no contexto do Projeto Político Pedagógico da UE levar os estudantes a refletirem sobre as transformações em seu espaço de convivência diário.


A construção das maquetes levou em consideração as mudanças ocorridas no entorno da escola nos últimos 40 anos. Assim, antes do início do trabalho prático de construção das maquetes, os alunos fizeram uma breve pesquisa na internet, onde buscaram por fotos do entorno da escola durante os anos 70, data de fundação da mesma.


A partir de observações das imagens antigas e comparando-as com as atuais, os alunos deram início ao trabalho de construção das representações, que levaram em consideração dois momentos, o histórico e o atual. Neste contexto, foram formados dois grupos, cada qual ficou responsável pela representação do espaço em tempos distintos.

Dentre as observações feitas pelos estudantes, destacam-se: o aumento no número de construções, a redução de áreas verdes, a canalização e aumento da poluição do Rio Irajá, próximo ao colégio e presença de lixos nas ruas.  Além disso, o trabalho elaborado pelos alunos ficará exposto na Nave do Conhecimento de Irajá, no dia 05 de junho, em função das comemorações ao Dia Nacional do Meio Ambiente.


Esta parceria entre a Escola e a Nave do Conhecimento de Irajá, firmada no começo do semestre, tem sido importante para fortalecer os laços da instituição com a escola e criar novas oportunidades para o ensino, que neste momento é pensado como projeto de educação integral, ultrapassando os muros da escola.


A ação de construção de maquetes foi ainda importante, porque proporcionou a interação e a cooperação entre os alunos, estimulando o trabalho em grupo e facilitando o entendimento sobre o tema proposto, na medida em que os estudantes fizeram parte do processo de aprendizagem de forma ativa.
Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário