Os alunos que
compõem o Grêmio “Unidos do Guararapes”, da Escola Municipal Guararapes
Cândido, BE Santa Tereza, conjuntamente com a técnica de saúde Vilma Oliveira e
o gestor de projetos do Bairro Educador deram início, no dia 17 de junho, à
culminância do projeto “Grêmio Show de Bola” integrado à Trilha Educativa “O
Mundo é Nosso Quintal”, que visa à formação de um núcleo de responsabilidade
socioambiental na unidade escolar para a multiplicação de boas práticas na
escola e no território.
Ao longo dos
encontros, foram mobilizados responsáveis, educadores, alunos e representantes
do território. Na presente atividade, os alunos, que passaram por um extenso
processo de formação, puderam conduzir uma reunião com colegas de turma até
chegarem a um pacto, que tinha por meta a melhoria da convivência no ambiente
escolar e na comunidade. Os membros do grêmio também puderam estruturar com os
alunos, que participaram do encontro, uma estratégia coletiva para combater o
bullying e promover uma convivência mais harmoniosa nas relações escolares,
inclusive na relação com os professores.
O projeto “Grêmio
Show de Bola” foi implementado para promover a formação continuada dos alunos,
de modo a torná-los agentes do seu próprio desenvolvimento e facilitadores na
promoção da educação na unidade escolar. Este projeto também tem um caráter
social, pois propõe a educação como mecanismo de transformação social,
incitando os alunos à aprendizagem para que estes transformem os aspectos
negativos de seus territórios e promovam a melhoria da qualidade de vida para
suas famílias, amigos e para os moradores das localidades em que residem.
Durante seu
desenvolvimento, surgiu a proposta de fundir o projeto do grêmio com a Trilha
Educativa “O Mundo é o Nosso Quintal”, que também tem um forte teor social e
propõe um dimensionamento relativo ao que podemos fazer de positivo para o Meio
Ambiente e a nossa sociedade. Com esta fusão, os alunos do grêmio foram
contemplados com vivências de cunho educativo com um dimensionamento integral,
holístico, mas ao mesmo tempo, diretivo, propositivo, pois a junção dos
projetos possui metas bem definidas e um plano de ação pautado em
transformações necessárias para a escola e o território.
O atual encontro
consagra a junção do projeto do grêmio com a trilha educativa, porém, de modo
algum, acena para o fim das atividades, pois há muito a se fazer e os impactos
positivos surgidos ao longo das atividades são apenas o começo de um caminho
promissor que faz da educação um mecanismo de transformação, de mudança no
território e na vida dos envolvidos.
Por
Victor Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário