A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 5 de junho de 2013

3º Encontro do Núcleo de Família – Escola recebe enfermeiras da Universidade Castelo Branco e quebrando tabus, fala sobre: Sexualidade.



No dia 29 de Maio a Escola Municipal Antônio Bandeira, integrante do BE Senador Camará, realizou o 3º encontro do Núcleo de família, em que pudemos contar com os familiares já eleitos como representantes de turma e conseguimos outros, completando todas as representações de turmas da escola, enfatizando sempre a importância da participação assistida da família para o desenvolvimento educacional dos seus filhos.

A reunião foi acompanhada pela diretora adjunta Elisangela, que como sempre, respondeu a todos os questionamentos dos responsáveis pertinentes a escola, informando sobre o porquê de cada atitude adota por eles e outras que são demandas da Coordenadoria Regional de Educação. As sugestões de mudança foram anotadas para que possam virar realidade depois. 

Para enriquecer o nosso encontro, contamos com a participação da equipe de enfermagem, estudantes dos períodos finais e profissionais já formados, da Universidade Castelo Branco – do Projeto Brincastelo, que trouxe a proposta de falar sobre o tema “Sexualidade” que ainda é um tabu dentro da escola.


A proposta trazida foi bem interessante, já que todos os familiares concordavam que o tema Sexualidade deveria ser abordado no ambiente familiar. No entanto todos os participantes informaram que não estariam preparados para aquela situação, não tendo o conhecimento necessário para trabalhar o assunto com os seus filhos. Sendo assim, a Enfermeira Tatiana trouxe um alerta para todos os responsáveis “Precisamos ser os melhores amigos dos nossos filhos para que caso surja alguma dúvida estejamos abertos a esclarecê-los e não os repreender”. A partir daí o dialogo sobre este assunto passou a ser bem mais aberto a todo o momento sendo enfatizada a importância das dúvidas serem esclarecidas por um profissional de saúde.

Nesse encontro, percebemos que uma série de mães presentes teve seu primeiro filho por falta de informações correta sobre o assunto. Boa parte delas não sabia a forma correta dos métodos contraceptivos, as principais doenças sexualmente transmissíveis, os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte entre outras. Infelizmente o tempo não deu para atender a todos os questionamentos dos familiares, no entanto o contato da equipe do Brincastelo ficou a disposição da direção para futuros encontros.

Por Ana Carolina Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário