A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 1 de junho de 2013

Estudantes do Complexo da Maré conhecem o Guia de Oportunidades Escolares



Os estudantes das 11 turmas de 9º ano das Escolas Municipais Teotônio Vilela, Professor Josué de Castro e o CIEP Operário Vicente Mariano, integrantes do projeto Bairro Educador Maré, estão se apropriando do Guia de Oportunidades Escolares, um material produzido pelo Projeto Pontes Para o Futuro. Este projeto de educação é desenvolvido pela mesma ONG que executa o Bairro Educador, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). 


O Guia de Oportunidades Escolares vem servindo aos estudantes do Complexo da Maré como estratégia de ampliação e divulgação de informações sobre escolas de referência de ensino médio, detalhando os cursos técnicos que oferecem. A ação faz parte da trilha Pedagógica Conhecer, Entender, Escolher e Investir – CEEI - que vem sendo desenvolvida nestas unidades escolares com a finalidade de auxiliar os estudantes na construção de um projeto de vida que objetive a permanência na escola como meio eficiente de obter sucesso pessoal.

Durante os encontros com as turmas de 9º ano os estudantes recebem informações sobre as instituições ensino, processos seletivos, editais e cursos oferecidos. Cada curso é apresentado de forma a ampliar o horizonte e as perspectivas profissionais e de formação destes jovens. Eles relatam suas ansiedades podem livremente expressar seus sonhos e incertezas sobre o futuro. Os encontros assim se constituem em grandes espaços de desenvolvimento pessoal, auxiliando o processo educacional e se consolidando com instrumento necessário nesta fase da vida, a fase das escolhas.

Fica nosso agradecimento e parabenizamos as unidades alcançadas pela trilha pedagógica pelo empenho e apoio a realização das atividades propostas no projeto. Outras ações ainda estão planejadas e ocorreram a diante. 

Por Leonardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário