A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 1 de junho de 2013

Conhecendo a justiça através do seu Palácio


No dia 23 de maio de 2013, os alunos do 6° ano do CIEP Patrice Lumumba, em Del Castilho, tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada ao Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ).

A atividade, proposta pela professora Norma Santos, da turma 1.602, propiciou a motivação dos alunos para o desencadeamento de ações relacionadas aos direitos e deveres dos cidadãos.

O grande jurista Ruy Barbosa, interpretado por Eduardo Diaz, e Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada por Thaisa Areia, comandam as visitas guiadas do palácio. Após uma breve contextualização, os guias os levam para a escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos. Com o nome oficial de Salão dos Bustos, o espaço ficou conhecido dessa forma por ser o local onde advogados, familiares, jornalistas e curiosos se reuniam nos intervalos dos julgamentos.

 
 
No segundo pavimento, a visita segue pelo suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, local preferido das crianças, onde elas podem conhecer o funcionamento de um júri.

 
Ao entrarem nos salões dos tribunais os alunos puderam de forma objetiva fazer parte dos tribunais, podendo escolher o local onde sentar e desta forma seriam designadas suas ações perante a corte presente, o que representou um momento surpreendente para as crianças. Palco de diversos julgamentos célebres, o espaço guarda a memória da história do Júri. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de partilhar do conhecimento histórico com a expressão da arte que se fez presente em forma teatral. E o mais estimulante e motivacional para todos foi aprender através da formalidade da justiça o cultivo de valores como o respeito as regras fundamentais para o exercício da cidadania.

No terceiro andar, a visita segue pela Câmara Isolada, sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância, e pelo Tribunal Pleno, local onde se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário. O plenário recebeu eventos marcantes da vida judiciária e política do país, sendo o mais importante deles a promulgação do Código Penal Brasileiro, em 1940, com a presença do então Presidente da República Getúlio Vargas.
 

O passeio é encerrado no térreo, quando o público conhece o Pátio Interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, com uma passagem pela Sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso, onde se realizam diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes, cursos, entre outros. Ao término da visita, os estudantes participaram de uma peça teatral onde puderem recitar trechos da obra de Ruy Barbosa.

 
Por Ana Paula Araújo,
Gestora de Projeto do Bairro Educador de Engenho da Rainha

Nenhum comentário:

Postar um comentário