A Escola Municipal
Teotônio Vilela, integrante do projeto Bairro Educador Maré, realizou no dia 17
de maio de 2013 o debate entre as chapas candidatas ao Grêmio Estudantil. Na ocasião
os estudantes puderam, através da projeção de slides, apresentar suas propostas
e debater entre si, além de responder perguntas dos demais colegas sobre suas
argumentações e intenções. Os professores participaram do evento e contribuíram
para orientar os estudantes quanto a importância dessa instância representativa
dos estudantes.
Durante
o mês de abril e maio as Escolas Municipais do Rio de Janeiro vivenciaram as
etapas para o estabelecimento do pleito eleitoral para a constituição dos
membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis. A Escola Municipal
Teotônio Vilela, por meio de sua diretora Barbara, designou a professora de
classes especiais Isabella para apoiar os estudantes interessados em participar
deste momento de intensa democracia na rede municipal de educação.
A
comissão eleitoral do Grêmio Estudantil construiu um mural na entrada da escola
para disponibilizar aos estudantes as informações sobre as ações e etapas do
processo eleitoral. Estes receberam capacitação para poderem esclarecer aos
demais estudantes o que é o Grêmio e sua função da na escola. Além do mural a
comissão também coordenou a campanha cuidando para que todas as chapas tivessem
oportunidades de expor suas ideias e assim concorrerem de forma justa.
O
Bairro Educador contribuiu capacitando a comissão eleitoral, bem como as chapas
candidatas. As informações foram sistematizadas e os estudantes puderam agrupar
suas ideias em áreas de atuação. Na oficina sobre Grêmio as chapas receberam
material para construírem seus cartazes e assim divulgarem de forma harmoniosa
suas propostas. A capacitação também simulou um debate para que os candidatos
se sentissem mais seguros ao se exporem diante dos colegas.
O
debate aberto foi realizado pela comissão eleitoral com o apoio da direção, da
professora da classe especial, dos professores presentes na casa e do Bairro
Educador. Em oficina de preparação para o debate os estudantes foram auxiliados
na construção dos slides. Desta forma o debate ocorreu de forma igualitária e
democrática, na qual cada chapa pôde expor suas propostas e a escola foi
mobilizada para o pleito eleitoral e vivência a democracia de forma plena e
pedagógica.
Desde
já parabenizamos e agradecemos a comissão eleitoral, bem como as chapas
candidatas por seus esforços e compromissos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário