A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bairro Educador realiza primeiro encontro de Núcleo de Família com homenagem às mães


Aconteceu no dia 11 de maio, na Escola Municipal Rubens Berardo, integrante do Bairro Educador Complexo do Alemão, o primeiro encontro para formação de um “Núcleo de Família” com responsáveis dos alunos da turma 7601. A estratégia utilizada para mobilizar os responsáveis foi a preparação de um encontro com direito a vídeo-debate e uma homenagem às mães.

Foram apresentados os vídeos “Vida Maria” e “Criança vê, criança faz” e durante o vídeo-debate foram abordados temas como: a participação da família na vida escolar dos alunos, a importância da valorização e estímulo para os estudos e o reflexo dos hábitos dos pais nas ações de seus filhos.


Após o debate sobre as questões apresentadas, os responsáveis assistiram a um vídeo no qual os estudantes gravaram uma mensagem para as mães e entendendo que alguns dos alunos moravam com as avós ou outro parente usaram a expressão: “a todas as mães e a vocês que estão no lugar de nossas mães”.
Esta estratégia de realizar uma homenagem fez com que o número de responsáveis fosse maior, alcançando o número de 13 responsáveis num total de 21. “Eu pensava que viriam no máximo 6 responsáveis ao encontro” diz Marli Figueiredo - professora responsável pela turma 7601.

 Esta iniciativa faz parte da ação estratégica de implementação do Núcleo de Família, uma maneira de estabelecer diálogo entre família e escola visando desenvolvimento do processo educativo dos alunos.

O Bairro Educador agradece à professora Marli Figueiredo e à Isabel Silva (mãe representante do Conselho Escola Comunidade) pelo apoio e colaboração para o sucesso da atividade.
Por Bruno Aguiar



Um comentário:

  1. As ações com as famílias são sempre muito prazerosas, especialmente quando obtemos sucesso. Obrigada por nos ajudar a firmar essa parceria. Abraços!

    ResponderExcluir