A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 14 de maio de 2013

Viajando no tempo com o Centro Cultural do Banco do Brasil


Alunos da Escola Municipal Alberto José Sampaio, BE Pavuna, tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada ao Centro Cultural do Banco Brasil (CCBB), no dia 14 de maio.

Num primeiro momento, os alunos, junto aos instrutores, identificaram quais são as atividades realizadas em um centro cultural, como teatro, exposições, biblioteca, galerias, museu, cinema e apresentações diversas.


Após conhecerem as potencialidades de um centro cultural, os estudantes puderam optar por duas atividades que eles gostariam de participar;as escolhas foram o cinema, a galeria da moeda, o museu do CCBB e o teatro. Para que a atividade pudesse ser desenvolvida de forma proveitosa, o grupo foi dividido em dois subgrupos.

Os alunos foram convidados a fazer um reconhecimento externo do prédio, quando puderam observar a evolução da arquitetura do CCBB. Na visita ao Museu e a Galeria de Valores, as transformações econômicas e sociais também foram destacadas e correlacionadas aos diferentes contextos históricos. Já no cinema, os alunos assistiram a dois curtas exibidos no “Festival AnimaMundi”, podendo, ao final, debater e refletir, a partir de palavras e frases previamente distribuídas, sobre as temáticas abordadas em cada curta.


Ao término da visita, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre o teatro e sua origem;depois tiveram a oportunidade de, no palco, realizarem exercícios de expressão corporal,experimentando a magia das artes cênicas.

Por Ana Paula Araújo e Déborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário