A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 28 de maio de 2013

Vila do João vivencia a democracia no processo eleitoral do Grêmio Estudantil



A Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do projeto Bairro Educador Maré, vivenciou nos meses de abril e maio de 2013 o processo eleitoral do Grêmio Estudantil. A eleição dos membros das diretorias executivas dos Grêmios Estudantis faz parte do processo de consolidação democrática e constitui-se em instrumento eficiente de representatividade dos estudantes. Sendo assim a unidade escolar se mobilizou através da comissão eleitoral do Grêmio Estudantil e vivenciou de forma ordeira e harmoniosa  o processo de constituição das chapas e o pleito eleitoral.

A comissão eleitoral, apoiada pela diretora Christiane e a professora da classe especial Flávia Motta mobilizou a unidade escolar para a realização das atividades do processo eleitoral do Grêmio Estudantil. Este grupo de estudantes recebeu capacitação do Projeto Bairro Educador sobre o Grêmio e sua função com a finalidade de repassar aos demais estudantes as informações sobre a atividade. A partir de então, os membros da comissão se empenharam em apoiar as chapas na organização da divulgação nas salas de aula e nos espaços da escola com montagem de um mural no pátio interno da escola e disponibilização de edital do processo eleitoral, bem como das demais atividades ligadas ao pleito. Dessa forma, toda a escola foi mobilizada para o processo.

As chapas candidatas também contaram com capacitação do Bairro Educador que realizou oficinas sobre o Grêmio e processo de campanha. Além de receberem informações sobre a finalidade e compromissos da diretoria executiva, eles receberam material para construírem seus cartazes e assim de forma igualitária poder realizar a campanha. 

Durante as oficinas realizadas pelo Bairro Educador os estudantes foram preparados para os debates que se realizaram no dia 17 de maio de 2013. Os estudantes também contaram com uma lista de perguntas elaboradas pela professora Flávia para orienta-los na objetividade durante o debate. O debate contou com maciça participação dos estudantes e as chapas tiveram a oportunidade de se exporem, bem como serem sabatinadas pelos demais colegas. Muitas perguntas foram realizadas e as chapas de forma igualitária e harmoniosa puderam responder e serem ouvidas pelos eleitores, os estudantes.

Fica nosso agradecimento e parabéns para todas as chapas envolvidas no pleito, aos professores e direção e a todos os envolvidos na realização dos debates bem como à comissão eleitoral que contribuiu positivamente e de forma eficiente para a democracia. 


Por Leonardo Oliveira 

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