A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Reconhecendo o CCBB



No dia 14 de maio, os estudantes da E. M. Motorista Paschoal André, Bairro Educador Pavuna, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), localizado no Centro da cidade. A atividade faz parte de mais uma ação estratégica do Bairro Educador, cujo objetivo é levar os estudantes das escolas públicas da rede municipal a reconhecer os demais espaços da cidade num contexto de uso e apropriação de equipamentos públicos e culturais.

A aula-passeio contou com a participação de 29 estudantes dos 3o e 4o anos do ensino fundamental e com a presença de dois professores, uma funcionária do setor administrativo da escola e que integra o Conselho Escola Comunidade (CEC), além da participação de um responsável. Todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco o que o CCBB se propõe enquanto um Centro Cultural.

O grupo de estudantes foi recebido pela equipe do setor educativo que propôs dinâmicas interativas como forma de levar aos estudantes um pouco da história da primeira sede do Banco do Brasil, situado na cidade do Rio de Janeiro.


 

 Após conhecerem o histórico de formação daquele espaço, os estudantes foram convidados a realizar um passeio pelo museu, com os móveis e objetos que representavam a maneira como, antigamente, os bancos funcionavam.


Por tratar-se de uma atividade cultural desenvolvida em ambiente externo ao espaço escolar, e, sobretudo, por este ambiente estar localizado no centro da cidade, próximo a diversos padrões construtivos – modernos e antigos, a atividade de reconhecimento do CCBB proporcionou aos estudantes múltiplas experiências, dentre as quais, além de conhecer a história de uma das principais instituições bancárias do país, o reconhecimento de um dos principais pontos da cidade, o Centro do Rio e suas múltiplas características. 

Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário