A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Transição para o ensino médio


Durante o mês de maio, o projeto Bairro Educador trabalhou com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Cora Coralina, integrante do BE Campo Grande, a Trilha Educativa Jovem CEEI - Conhecer, Entender, Escolher e Investir.

Esse projeto consiste em motivar os alunos na permanência interessada na escola e orientá-los no processo de mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Através de vídeo informativo, eles puderam esclarecer, e alguns, conhecer os tipos de ensino médio existente (profissionalizante e não profissionalizante, concomitante e pós-médio). Aprender sobre as escolas federais e estaduais disponíveis, através de concurso, como se inscrever, processo de gratuidade, documentação necessária e onde ter acesso a essas informações.


Percebemos que muitos estudantes, embora tenham sonhos de frequentar algumas escolas fora do bairro onde residem, não tem informações sobre o processo e a localidade dessas escolas fazendo com que permaneça muitas vezes em locais mais próximos a sua residência.

Outro dado importante nesse trabalho é a orientação que é feita das profissões apontadas por eles num questionário realizado previamente. Percebemos que muitos não conhecem muito bem a profissão que desejam seguir nem as habilidades que precisam ter para exercer tal profissão. Através da construção de um projeto de vida, alunos têm conseguido visualizar os degraus que precisam percorrer e o tempo que levará para chegar ao lugar desejado.

Ao final do Ensino Fundamental II, alunos tem que lidar com novas expectativas, o Ensino Médio e através desta oportunidade os estudantes têm acesso a um leque de opções para se prepararem e investir seu tempo para as provas e futuro.

Por Bárbara Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário