A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Conhecendo a história das telecomunicações


Cerca de 40 estudantes das turmas do 4° ano e do projeto “Nenhuma Criança a Menos”, do CIEP Dom Oscar Romero, BE Irajá, participaram da visita ao Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, no dia 16 de maio.

O objetivo desta atividade foi proporcionar o acesso a ambientes culturais, além de, aproximar os alunos do universo das telecomunicações, promovendo novas descobertas.


A descoberta inicia-se no trajeto percorrido pelos estudantes até a chegada ao Centro Cultural Oi Futuro. Os alunos percorreram a cidade do Rio de Janeiro de ônibus, reconhecendo os locais do seu próprio bairro, e seus principais pontos turísticos, como o Cristo Redentor, a ponte Rio-Niterói, o Bondinho do Pão de Açúcar, entre outros, constituindo-se em uma etapa da apropriação de novos espaços da cidade.
A visita foi conduzida por duas monitoras do Oi Futuro. Elas dividiram o grupo em dois, onde foi apresentado todo o espaço do Centro Cultural, abordando de forma educativa o eixo temático sobre a história das telecomunicações.


Os alunos conheceram a atual exposição da galeria de artes: “Expor Godard - Viagens em Utopia”, do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard. A monitora simulou uma câmera filmadora feita de papel, papelão e uma lente de aumento para que os alunos pudessem conhecer de forma interativa os mecanismos da imagem no cinema.

Outro ponto de destaque foi o Museu das Telecomunicações, onde os alunos conheceram a trajetória de Marechal Rondon, uma referência na história da comunicação no país. Rondon já utilizava em suas expedições na Amazônia o telégrafo. Os estudantes também observaram e interagiram com a história da comunicação humana através de sons, imagens e vídeos.


O Projeto Bairro Educador agradece ao Centro Cultural Oi Futuro, as professoras e a agente educadora pela parceria. Para os estudantes foi um momento especial e divertido de descoberta e interação com o mundo das telecomunicações.
Por Fernanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário