A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Clube de Mães e Casa da Mulher de Manguinhos


No dia 21 de maio, o Clube de Mães do CIEP Chanceler Willy Brandt recebeu a visita e contou com a participação da Casa da Mulher de Manguinhos – Centro de Referência da Mulher – em sua reunião. Parceiro contatado pelo Bairro Educador Jacaré/Jacarezinho para auxiliar e apoiar os Núcleos de Responsáveis de ambos os CIEPs atendidos pelo Projeto na região, iniciou suas atividades com o Clube fazendo uma apresentação formal de seu trabalho e com uma dinâmica de aproximação entre todos que estavam presentes.

            A reunião mediada pela Direção, Bairro Educador e Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas Municipais do Rio de Janeiro – PROINAPE, começou com as atividades previstas e após este momento inicial, o parceiro Casa da Mulher realizou a dinâmica “Você Tem Medo de Quê?”. Todas as presentes escreveram seus medos em tiras de papel, que foram embaralhadas em uma caixa e redistribuídas. Ao pegar o novo papel com o medo de outra pessoa escrito, a mulher que o retirou, apresentou seus pensamentos sobre o mesmo e a forma de tratá-lo em sua vida.

 
            Os medos descritos foram: parar de sonhar (perda da esperança), morte da própria pessoa e dos familiares, falsidade, inveja, perda das forças (parar de lutar), ficar só e solidão, perder dos familiares, perda do filho, covardia, violência, deixar os filhos desamparados; ficar longe dos filhos por qualquer motivo que seja e fracasso.

            A pedagoga e a assistente de campo da Casa da Mulher explicaram então que os medos sempre dizem respeito a cada um de nós, a situações inerentes ao ser humano. Para evitá-los, podemos formar redes de apoio – estar sempre junto a outras pessoas e buscar reservas de energia como estes e caminhar através do apoio múltiplo dos participantes da rede.

            Com esta fala, elas demonstraram a importância de continuarem a fomentar o Clube de Mães, a partir da participação de outras mães e do fato de não deixarem de participar das reuniões quinzenais. Outro fator foi a ampliação da área geográfica reconhecida pelo grupo como local de apoio, uma vez que, o interesse em apresentar o parceiro ao grupo é que este comece a se apropriar e a freqüentar a Casa.


Para isso, o segundo momento foi a apresentação em Power Point sobre as formas de atuação do parceiro e seu atendimento multidisciplinar oferecido à comunidade. Uma das mães presentes, Dona Déborah, logo entendeu o sentido dessa aproximação e pediu uma agenda no dia seguinte; tornando válida a ação realizada.

   Vale ressaltar que o parceiro deixou alguns folders para anunciar ao restante dos responsáveis da Unidade Escolar sua atuação. Os mesmos foram entregues aos professores e a Coordenação Pedagógica para ciência do processo que estava acontecendo e o restante do material de divulgação foi entregue na Secretaria para o anúncio aos pais que se dirigem até lá.
 
Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário