A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Biblioteca Parque da Rocinha recebe estudantes para encontro sobre população indígena


No dia 23 de maio de 2013, a equipe da Biblioteca Parque da Rocinha em parceria com o projeto Bairro Educador, por meio da gestora de projetos Amanda Santos realizou mais um encontro com estudantes do 3º e 5º ano da Escola Municipal Francisco de Paula Brito com o tema População Indígena. O encontro foi composto pela exibição de três documentários sobre o cotidiano das comunidades indígenas que vivem no Norte do país, seguido por: uma contação de historias, uma aula sobre instrumentos e utensílios comuns nas tribos e uma visita guiada pela biblioteca. Participaram 33 estudantes, com as respectivas professoras das turmas.


Os documentários exibidos trataram da diversidade cultural das tribos, dos costumes, dos hábitos e das festividades. Na contação de história, a diretora da biblioteca Daniele Ramalho realizou a contação de três histórias sobre lendas e fatos reais relacionados ao tema. As crianças se envolveram e criaram novos finais para as histórias. Posteriormente, a mediadora social Cristina Santos ministrou uma aula sobre respeito e diversidade cultural, enfatizando a importância da cultura indígena para o Brasil e o mundo e desmistificando conceitos como o da existência dos índios apenas na região norte do Brasil. Ao final do encontro, todo o grupo conheceu os espaços da biblioteca e as crianças puderam brincar na ludoteca composta por brinquedos e livros infantis. O grupo também conheceu a horta e a cozinha industrial.

A realização desta atividade foi iniciativa da direção da Biblioteca Parque da Rocinha e realizada pela mediadora social Cristina Santos em parceria com Amanda Santos, gestora de projetos do Bairro Educador Rocinha. Este encontro se faz importante por ampliar os conhecimentos e horizontes culturais dos estudantes, incentivo ao respeito e tolerância frente às diferenças culturais.

Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário