A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 15 de maio de 2013

No dia da Matemática, atividades lúdicas integradas às oficinas do Programa Mais Educação

No dia 06 de maio, os alunos que participam do Programa Mais Educação na Escola Municipal Lucio de Mendonça (Anchieta) participaram de uma série de atividades e jogos lúdicos para aprender matemática de forma prazerosa. Essas atividades foram realizadas em um dia especial, o Dia da Matemática.

Utilizando o espaço da sala de leitura e seus recursos de multimídia, a Educadora Comunitária do Programa Mais Educação, Danielle Gonçalves, explicou aos alunos o porquê de no dia 06 de maio ser comemorado o Dia da Matemática. Os alunos conheceram um pouco da historia de Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, um professor que conseguia deixar seus alunos apaixonados pela matemática pela forma diferente de ensinar.

 
Os alunos assistiram a um vídeo educativo e puderam perceber que a matemática está presente em nossas vidas no dia a dia e, principalmente, na natureza. Através das escolhas que fazemos, ao pegar três peças de roupas e fazer combinações, nas ruas, ao calcularmos a distância que levaremos pra chegar a um determinado lugar e nas formas geométricas que visualizamos nos prédios e outras construções por onde passamos.

 
Depois dessa breve ilustração, os alunos começaram as oficinas com a professora Luciana Madeira, que deu apoio às atividades e, embora lecione à tarde para a turma 1303, deu sua colaboração com uma oficina em que os alunos aprenderam a somar e subtrair de maneira lúdica e divertida com o uso do material dourado.

 
Participaram das atividades, oito alunos, divididos em dois grupos. Cada grupo recebeu uma folha com algumas contas de subtração e cada aluno ficou responsável por realizar uma tarefa.
 
 

 
Essas atividades contaram com a colaboração da Gestora de Projetos do Bairro Educador, Roberta Gonçalves. A iniciativa de oportunizar aos estudantes um olhar diferenciado para a importância de se aprender matemática, de uma forma diferente, partiu da Educadora Comunitária Danielle Gonçalves.

 
O professor, oficineiro de artes circenses do Programa Mais Educação, Fabricio, também colaborou com as oficinas, ajudando nas atividades que deram continuidade ao Dia da Matemática.

Depois das atividades na sala de leitura, os alunos foram para o pátio da escola e participaram de jogos de boliche e de argolas. Todos os jogos tiveram cunho pedagógico, focando a adição, a cooperação entre os alunos no trabalho em equipe e a ludicidade.



 
Por Roberta Gonçalves, Gestora de Projetos do Bairro Educador, Anchieta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário