A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Feira das Profissões no CIEP Chanceler Willy Brandt


No CIEP Chanceler Willy Brandt aconteceu no dia 20 de maio a Feira das Profissões para os estudantes das turmas do Ensino Fundamental (1◦ ao 6◦ ano Experimental) e algumas turmas da Educação Infantil. A iniciativa do Bairro Educador surgiu a partir da Trilha Educativa “No Willy Brandt Gentileza Gera Frutos para o Amanhã” que baseia suas atividades a partir das Datas Comemorativas.

            A possibilidade de realização da Feira começou a ser desenhada com a Coordenação Pedagógica a partir da realização do marco zero da Trilha, quando foi perguntado aos estudantes como eles se viam 10 anos à frente. A surpresa foi não ter havido resposta relacionada à continuidade de formação, carreira ou profissão.


            Quando questionados sobre qual carreira pretendiam seguir as principais respostas foram: Professor, Veterinário e Médico. Analisando as respostas chegamos a conclusão de que estas eram as profissões mais próximas do cotidiano deles e por isso suas primeiras possibilidades ao serem interpelados sem um pensamento prévio sobre a temática.

            As professoras passaram então a realizar atividades envolvendo as profissões por conta do dia 01 de maio – Dia do Trabalhador – e com a reflexão continuada sobre o tema, novas respostas surgiram, conforme os trabalhos em exposição nos murais das salas de aula e corredores da Unidade Escolar.

            A Feira aconteceu com o intuito de estimulá-los cada vez mais em relação a profissões não tão próximas do cotidiano deles e com profissões próximas também. Desta forma, estiveram presentes um Historiador da Marinha e do Exército, Fábio Laurentino, os policias da UPP Jacarezinho, um dançarino de Passinho, Hugo de Oliveira, um motorista da linha de ônibus 474, um profissional de hortas do Projeto Hortas Cariocas, Sr. Olair, e dois policiais da Guarda Municipal – Projeto Ronda Escolar - que atua na própria Instituição.
 

 
Além disso, os professores da Unidade Escolar, também tiveram sua conversa com os estudantes sobre os outros ofícios que desempenharam ou desempenham em sua vida, fora o Magistério. A finalidade desta participação é demonstrar que ser Professor é uma profissão que possibilita outras atuações.


No próprio CIEP, o corpo de professores com profissão complementar é bem distinto; contando com psicóloga, guia de turismo, vendedora, fotografa, músico, psicopedagoga dentre outras. Os demais funcionários – cozinheira, agentes da Comlurb, porteira – também foram convidados a participar deste dia.

  

Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário