A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vinícius de Moraes no plural: saúde e educação


A professora do 4º ano, Iris Nogueira, da Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, desenvolveu, em parceria com o Bairro Educador Complexo do Alemão, a Trilha Educativa “Vinícius no Plural: saúde e educação”. O objetivo das atividades foi estudar a vida e obra de Vinícius de Moraes, articulando com alimentação saudável e culminando no “Degusta, Alemão!” 4ª edição.


A trilha foi iniciada com a apresentação do CD “A Arca de Noé”. A partir da apresentação das músicas foi apresentada à turma a história da vida do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro, Vinícius de Moraes.

A turma conheceu Vinícius e o seu estilo musical através de vídeos encontrados na internet, exibidos em formato de um mini sarau e pesquisa realizada com o estagiário de informática da escola.


Em parceria com a técnica de enfermagem, Edna Gomes, o 4º ano recebeu a nutricionista Érica Rodrigues, da Clínica da Família Bibi Vogel, para uma conversa e oficina sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos.

Com o apoio da professora, Iris Nogueira, do Bairro Educador e da diretora Regina Faria a turma construiu a paródia da música “A Casa”, de Vinícius de Moraes. Na paródia a turma fala sobre a importância da alimentação saudável.

O cardápio que será apresentado no “Degusta, Alemão!” é baseado em sanduíches saudáveis, que podem ser montados por crianças. Utilizando pães, queijo, presunto, vegetais e legumes, os estudantes se divertiram construindo sanduíches temáticos (animais, bonecos e personagens de desenhos animados).


O trabalho foi finalizado com a construção de cartazes explorando o potencial educativo e curricular de todos os temas abordados. Por exemplo, o cálculo da lista dos itens, peso e quantidade de alimentos necessários para a construção dos sanduíches.

O Bairro Educador agradece a oportunidade de realizar a Trilha Educativa Vinícius no Plural: saúde e educação em parceria com a professora Iris Nogueira, com apoio do Programa Saúde na Escola, estagiário de informática, coordenação e direção da Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti.
Por Rivânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário