A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Maré constrói trilha pedagógica


As unidades escolares que integram o Bairro Educador Maré e que possuem turmas de 2º segmento estão participando da trilha educativa “Construir, Entender, Escolher e Investir – CEEI” com os estudantes do 9º ano.  No total, participaram 11 turmas do CIEP Operário Vicente Mariano, Escola Municipal Professor Josué de Castro e Escola Municipal Teotônio Vilela, alcançando cerca de 480 estudantes com uma proposta de desenvolvimento pessoal e construção de projeto de vida, ressaltando a permanência interessada na escola como um diferencial.


A trilha CEEI se baseia no caderno de trabalho e consumo dos planos curriculares Nacionais – PCN - objetivando identificar a diversidade das relações de trabalho existentes, suas transformações e permanências no decorrer do tempo histórico, seu vínculo com a realidade local, regional, nacional e mundial, reconhecendo como ocorrem os processos de inserção no trabalho, bem como a relação profissão/ocupação na atualidade.

CIEP Operário Vicente Mariano

As etapas do projeto são: levantamento do interesse dos estudantes; aplicação do Programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”, em parceria com a Junior Achievement; a apresentação do guia do estudante, que apresenta as principais instituições públicas de ensino médio; visita a instituições de ensino ou mesmo setores de referência para o mercado de trabalho e palestras com profissionais de interesse dos estudantes. Embora haja esse roteiro, o projeto vem sendo desenvolvido, debatido, construído e apropriado de forma peculiar em cada unidade escolar.

E.M. Professor Josué de Castro

A primeira fase das ações já foi concluída nas escolas e ficou marcada pela possibilidade de os estudantes se expressarem quanto aos seus sonhos e projetos de vida. Ao serem perguntados sobre o que serão quando crescer, eles registraram o que estavam planejando para o futuro profissional. Muitos responderam nomes de profissões, estas de nível superior em sua maioria.

E.M. Teotônio Vilela

Os estudantes das unidades escolares da Maré querem ser médicos, engenheiros, professores, advogados, militares, artistas, policiais, arquitetos, psicólogos e mais. Querem estudar na CEFET, na FATEC, no Pedro II, na Escola de Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e outras.

Os esforços nas próximas fases da trilha pedagógica servirão para ampliar o repertório de conhecimento destes estudantes quanto aos cursos ofertados pelas instituições, suas qualificações e habilitações. A cada encontro os estudantes podem expressar o seu interesse pelo tema e assim legitimarem a atividade, reconhecendo-se como sujeitos do processo e assumindo o protagonismo do projeto pedagógico.

A trilha pedagógica CEEI vem recebendo cada vez mais apoio dos diretores, corpo docente e estudantes para alcançar o seu objetivo de sociabilizar informações relevantes, para que os estudantes possam refletir e construir o seu projeto de vida.

As ONGs que atuam na comunidade também constituem um grande avanço na promoção da inclusão destes estudantes no ensino médio de alta performance. No diálogo com os coordenadores o que se percebeu foi a necessidade de fazer chegar aos demais estudantes as informações e ações para ampliar o trabalho da escola e assim possibilitar o acesso igualitário à formação de qualidade.

O Bairro Educador agradece e parabeniza a todos os envolvidos nas ações da trilha pedagógica CEEI, pelo apoio e comprometimento com a educação.

Por Leonardo de Oliveira


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