As unidades escolares que
integram o Bairro Educador Maré e que possuem turmas de 2º segmento estão participando
da trilha educativa “Construir, Entender, Escolher e Investir – CEEI” com os
estudantes do 9º ano. No total,
participaram 11 turmas do CIEP Operário Vicente Mariano, Escola Municipal
Professor Josué de Castro e Escola Municipal Teotônio Vilela, alcançando cerca
de 480 estudantes com uma proposta de desenvolvimento pessoal e construção de
projeto de vida, ressaltando a permanência interessada na escola como um
diferencial.
A trilha CEEI se baseia
no caderno de trabalho e consumo dos planos curriculares Nacionais – PCN - objetivando
identificar a diversidade das relações de trabalho existentes, suas
transformações e permanências no decorrer do tempo histórico, seu vínculo com a
realidade local, regional, nacional e mundial, reconhecendo como ocorrem os
processos de inserção no trabalho, bem como a relação profissão/ocupação na
atualidade.
CIEP Operário Vicente Mariano
As etapas do projeto
são: levantamento do interesse dos estudantes; aplicação do Programa “As
Vantagens de Permanecer na Escola”, em parceria com a Junior Achievement; a
apresentação do guia do estudante, que apresenta as principais instituições
públicas de ensino médio; visita a instituições de ensino ou mesmo setores de
referência para o mercado de trabalho e palestras com profissionais de
interesse dos estudantes. Embora haja esse roteiro, o projeto vem sendo
desenvolvido, debatido, construído e apropriado de forma peculiar em cada
unidade escolar.
E.M. Professor Josué de Castro
A primeira fase das
ações já foi concluída nas escolas e ficou marcada pela possibilidade de os
estudantes se expressarem quanto aos seus sonhos e projetos de vida. Ao serem
perguntados sobre o que serão quando crescer, eles registraram o que estavam
planejando para o futuro profissional. Muitos responderam nomes de profissões,
estas de nível superior em sua maioria.
E.M. Teotônio Vilela
Os estudantes das unidades
escolares da Maré querem ser médicos, engenheiros, professores, advogados,
militares, artistas, policiais, arquitetos, psicólogos e mais. Querem estudar
na CEFET, na FATEC, no Pedro II, na Escola de Politécnica de Saúde Joaquim
Venâncio e outras.
Os esforços nas
próximas fases da trilha pedagógica servirão para ampliar o repertório de
conhecimento destes estudantes quanto aos cursos ofertados pelas instituições,
suas qualificações e habilitações. A cada encontro os estudantes podem
expressar o seu interesse pelo tema e assim legitimarem a atividade,
reconhecendo-se como sujeitos do processo e assumindo o protagonismo do projeto
pedagógico.
A trilha pedagógica
CEEI vem recebendo cada vez mais apoio dos diretores, corpo docente e
estudantes para alcançar o seu objetivo de sociabilizar informações relevantes,
para que os estudantes possam refletir e construir o seu projeto de vida.
As ONGs que atuam na
comunidade também constituem um grande avanço na promoção da inclusão destes
estudantes no ensino médio de alta performance. No diálogo com os coordenadores
o que se percebeu foi a necessidade de fazer chegar aos demais estudantes as
informações e ações para ampliar o trabalho da escola e assim possibilitar o
acesso igualitário à formação de qualidade.
O Bairro Educador
agradece e parabeniza a todos os envolvidos nas ações da trilha pedagógica CEEI,
pelo apoio e comprometimento com a educação.
Por Leonardo de Oliveira
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