A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Oficina Aprendendo a Viver Juntos na Escola – Grêmio = Representatividade e Responsabilidade Estudantil


As oficinas de conscientização dos estudantes e fomento ao Grêmio ganharam novos ares a partir do dia 10 de maio na Escola Municipal José Moreira da Silva. As turmas de terceiro ano que já haviam trabalhado o tema Representação Estudantil a partir da atividade lúdica, anteriormente realizada com o Bairro Educador escolheram dois representantes para o Conselho Escola Comunidade (CEC). Desta forma, passaram a vivenciar a representação de uma maneira diferenciada.
 
         O Regimento Interno deu origem a Oficina Aprendendo a Viver Juntos na Escola. Nesta primeira atividade, o conceito responsabilidade foi procurado no dicionário e os direitos e deveres dos alunos foram trabalhados com eles.



            O objetivo desta oficina é construir condições e conhecimento sobre estas questões, a fim de tornar os terceiros anos disseminadores do conteúdo proposto na cartilha para os demais alunos. Por isso mesmo, o início das atividades se deu com o tópico Direitos e Deveres, pois o Bairro Educador e a Unidade Escolar perceberam que a compreensão destes ajudará na organização e no desenvolvimento das demais ações.

 
            Com o conhecimento de seus direitos e deveres os estudantes poderão assumir-se como corresponsáveis pela participação e cooperação de todos a partir da vivência constante do que está sendo estudado. Assim, Oficina, Grêmio e Conselho Escola Comunidade (CEC) se encontram enquanto geradores da possibilidade de fomento ao protagonismo dos estudantes do terceiro ano.

 Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário