A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Espetáculo: Histórias de medo


No dia 09 de maio de 2013, os alunos da turma 1303 da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida assistiram ao espetáculo: Histórias de Medo, de Priscila Camargo, dirigido por Aracy Cardoso, que utiliza como recursos do Teatro, os bonecos fantoches, canções e jogos populares. A peça visa proporcionar uma grande brincadeira, levando as crianças a verem que o Medo “não é um bicho de sete cabeças” se decidirmos enfrentá-lo.

O evento ocorreu no Condomínio Equitativa, localizado nas vizinhanças da unidade escolar, onde no mês anterior foram plantadas mudas nativas da Mata Atlântica pelos alunos e pelo gestor de projetos do Bairro Educador Victor Rocha.


A apresentação também contou com a intervenção musical dos músicos Marcelo Daguerre (violão) e Anderson Vilmar (percussão), que eram responsáveis pela sonoplastia e pela trilha sonora das várias histórias que eram contadas e interpretadas.

– Nosso objetivo é encantar o público infantil, “divertindo ensinando” crianças a partir de cinco anos de idade, resgatando valores éticos e trazendo luzes de inspiração também para pais e professores – explica Priscila.

A apresentação perpassou histórias tradicionais de várias culturas, que falam do medo e das diversas formas de lidar com ele: “A Cobra Surucucu e o Sapo Tarô – Bequê”, (Conto Indígena), “O Príncipe Adil e os Leões” (Conto Sufi), “A Anciã Que Não Tinha Medo” (Conto Japonês), “O Compadre da Morte”, (conto Brasileiro) e “A História de Davi e Golias” (da Bíblia).


Na TV Globo, Priscila estreou em Programas Humorísticos, fez o Musical “Uma Viagem ao Corpo Humano”, (também Disco pela Ariola), Casos Especiais e as Novelas: “Ciranda de Pedra” (Otávia), “Final Feliz” (Mirtô), “Direito de Amar” (Alice), “Salomé” (Graça), “Sonho Meu” (Polaca), “Quem é Você?” (Yolanda) e “Paraíso Tropical” (Dora). Sua última novela foi “Ti ti ti”, na qual atuou com a personagem Valdete.
A atividade ocorreu a partir da consolidação das parcerias entre a escola, a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Fátima Moreira, o professor de educação física da unidade escolar, que viabilizou a apresentação à turma, o Condomínio Eqüitativa, o Bairro Educador e a atriz Priscila Camargo, que após o espetáculo disponibilizou seus contatos à escola e ao Bairro Educador para expandir para outros públicos o excelente espetáculo que é ao mesmo tempo lúdico, educativo e cultural.

Por Victor Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário