A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estudantes da Rocinha participam de encontro sobre população indígena


No dia 16 de maio de 2013, estudantes do 1º e 3º ano do CIEP Doutor Bento Rubião, BE Rocinha, participaram de um encontro na Biblioteca Parque da Rocinha com tema População Indígena. O encontro foi composto pela exibição de três documentários sobre o cotidiano das comunidades indígenas que vivem no Norte do país, seguido por: uma contação de historias, uma aula sobre instrumentos e utensílios comuns nas tribos e uma visita guiada pela biblioteca.


As turmas foram escolhidas por estarem trabalhando temas afins com a diversidade cultural e literatura brasileira. Participaram 44 estudantes, com as respectivas professoras das turmas, 2 estagiárias da escola e a gestora de projetos do Bairro Educador Rocinha.


Os documentários exibidos trataram da diversidade cultural das tribos, dos costumes, dos hábitos e das festividades. Na contação de história, a Produtora Cultural, Verônica Rios, de forma lúdica e participativa contou histórias sobre lendas indígenas. As crianças se envolveram e criaram novos finais para as histórias. Posteriormente, a mediadora social, Cristina Santos, ministrou uma aula sobre respeito e diversidade cultural, enfatizando a importância da cultura indígena para o Brasil e o mundo e desmistificando conceitos como o da existência dos índios apenas na região norte do Brasil.


A realização desta atividade foi iniciativa da direção da Biblioteca Parque da Rocinha e realizada pela mediadora social, Cristina Santos, em parceria com a gestora de projetos Amanda Santos. Este encontro se faz importante por ampliar os conhecimentos e horizontes culturais dos estudantes, incentivo ao respeito e tolerância frente às diferenças culturais.

Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário