No dia 13 de maio de 2013, os alunos Yan Brayan
Nunes da Silva, Cíntia da Silva Pereira e João Pedro Andrade Oliveira, que
compõem o Grêmio Unidos do Guararapes, da Escola Municipal Guararapes Cândido,
participaram da atividade que integra as trilhas educativas: O Mundo É o Nosso
Quintal e O Grêmio é Show de Bola ao projeto: Escola da Família, Família na
Escola, visando criar estratégias para realizar mudanças positivas no
território onde vivem.
Participaram do encontro os alunos citados e:
Sidney de Assis Pereira, pai da Cíntia; Maria Teresa Gusmã, avó da Isadora
Azevedo; e Luciana de Souza, mãe de Lídia, Levi e Lucas de Souza, além da
presença da técnica em enfermagem do Programa Saúde na Escola
(PSE), Vilma Oliveira, que em parceria com o Gestor de Projetos do Bairro
Educador Victor Rocha e a coordenadora pedagógica Caroline Martins
Gonçalves, planejou, organizou e realizou a atividade.
O objetivo do encontro foi
reunir ideias, esforços e inspirações em prol da educação inclusiva, que se desenvolve
intuindo a melhoria das condições de vida no território onde a escola está inserida,
por meio da integração de pais, alunos, agentes de saúde, representantes locais
e parceiros de diversos segmentos que direcionam os olhares para transformar
uma parcela da realidade em que vivemos.
Ao longo da atividade foram
identificados alguns recursos importantes para o diagnóstico dos problemas
locais e orientaram a criação de estratégias para a superação destes, tais
como: a necessidade de conjugar esforços para impactar positivamente na
sociedade e a importância de ter um entendimento global dos problemas que a
afetam, possibilitando uma compreensão integral de um determinado impasse, para
agir em todas as suas esferas de atuação e resolvê-lo em todas as suas
dimensões.
Também foi abordada a
virtude da inspiração, que consiste em um olhar otimista e interessado que se
lança ao mundo, trazendo de volta novas idéias, percepções, perspectivas e
novos entendimentos que conduzem à superação de impasses e oportunizam uma vida
integrada ao desejo de melhorar a si e ao mundo ao redor. Para ilustrar este
conceito, foi exibida uma palestra de Nicholas James Vujicic, um pregador
e palestrante motivacional sem pernas e braços devido à rara síndrome Tetra-amelia,
que viveu uma vida de dificuldades e privações ao longo de sua infância,
mas conseguiu superar essas dificuldades de forma notavelmente inspiradora.
Ao fim da atividade, foi
solicitado aos alunos a elaboração de um texto que retratasse o encontro, a fim
de estimular a criação de narrativas que permitem a melhor compreensão de si,
do outro e do mundo, sendo, portanto, um excelente exercício de reflexão, de
intuição (no seu amplo sentido, de perceber) e de autoconhecimento.
Baseando-se nesta proposta,
também foi proposto aos pais que trocassem experiências com os alunos e
dialogassem sobre as possibilidades elencadas no decorrer da atividade. Em
resumo, o presente encontro traduz a conjunção de esforços para a melhoria da
Educação e, consequentemente, das formas de melhorar a si e ao mundo, de forma
dialética, dialógica, inclusiva e integrada: tudo pela Educação, todos pela
Educação e Educação para transformar as pessoas e a sociedade.
Por Victor Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário