A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Educação para transformar


No dia 13 de maio de 2013, os alunos Yan Brayan Nunes da Silva, Cíntia da Silva Pereira e João Pedro Andrade Oliveira, que compõem o Grêmio Unidos do Guararapes, da Escola Municipal Guararapes Cândido, participaram da atividade que integra as trilhas educativas: O Mundo É o Nosso Quintal e O Grêmio é Show de Bola ao projeto: Escola da Família, Família na Escola, visando criar estratégias para realizar mudanças positivas no território onde vivem.

Participaram do encontro os alunos citados e: Sidney de Assis Pereira, pai da Cíntia; Maria Teresa Gusmã, avó da Isadora Azevedo; e Luciana de Souza, mãe de Lídia, Levi e Lucas de Souza, além da presença da técnica em enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE), Vilma Oliveira, que em parceria com o Gestor de Projetos do Bairro Educador Victor Rocha e a coordenadora pedagógica Caroline Martins Gonçalves, planejou, organizou e realizou a atividade.

O objetivo do encontro foi reunir ideias, esforços e inspirações em prol da educação inclusiva, que se desenvolve intuindo a melhoria das condições de vida no território onde a escola está inserida, por meio da integração de pais, alunos, agentes de saúde, representantes locais e parceiros de diversos segmentos que direcionam os olhares para transformar uma parcela da realidade em que vivemos.


Ao longo da atividade foram identificados alguns recursos importantes para o diagnóstico dos problemas locais e orientaram a criação de estratégias para a superação destes, tais como: a necessidade de conjugar esforços para impactar positivamente na sociedade e a importância de ter um entendimento global dos problemas que a afetam, possibilitando uma compreensão integral de um determinado impasse, para agir em todas as suas esferas de atuação e resolvê-lo em todas as suas dimensões.

Também foi abordada a virtude da inspiração, que consiste em um olhar otimista e interessado que se lança ao mundo, trazendo de volta novas idéias, percepções, perspectivas e novos entendimentos que conduzem à superação de impasses e oportunizam uma vida integrada ao desejo de melhorar a si e ao mundo ao redor. Para ilustrar este conceito, foi exibida uma palestra de Nicholas James Vujicic, um pregador e palestrante motivacional sem pernas e braços devido à rara síndrome Tetra-amelia, que viveu uma vida de dificuldades e privações ao longo de sua infância, mas conseguiu superar essas dificuldades de forma notavelmente inspiradora.

Ao fim da atividade, foi solicitado aos alunos a elaboração de um texto que retratasse o encontro, a fim de estimular a criação de narrativas que permitem a melhor compreensão de si, do outro e do mundo, sendo, portanto, um excelente exercício de reflexão, de intuição (no seu amplo sentido, de perceber) e de autoconhecimento.

Baseando-se nesta proposta, também foi proposto aos pais que trocassem experiências com os alunos e dialogassem sobre as possibilidades elencadas no decorrer da atividade. Em resumo, o presente encontro traduz a conjunção de esforços para a melhoria da Educação e, consequentemente, das formas de melhorar a si e ao mundo, de forma dialética, dialógica, inclusiva e integrada: tudo pela Educação, todos pela Educação e Educação para transformar as pessoas e a sociedade.
Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário