A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 21 de maio de 2013

Museu como espaço de aprendizagem: o CCBB



A Escola Municipal Sebastião de Lacerda, no último dia 16 de maio, participou da atividade de reconhecimento do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), cujo objetivo foi oportunizar aos estudantes a participação em atividades educativas fora do ambiente escolar

Participaram da atividade o gestor de projetos do Bairro Educador, Diogo Dutra, a Coordenadora Pedagógica, Lúcia Pereira e três professores dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental. No total, a ação contou com a participação de 39 pessoas, que puderam conhecer a história de formação do CCBB.


Durante a visita guiada, os educadores responsáveis pela apresentação do espaço levaram os estudantes ao museu de valores, ao espaço teatral e às demais dependências do Centro Cultural. Os estudantes participaram, ainda, de dinâmicas interativas em que puderam participar ativamente na aprendizagem do conteúdo que lhes estava sendo passado.


Dentre os assuntos abordados durante a exposição, estava a evolução das cédulas de dinheiro utilizadas por diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Os estudantes puderam ver, ainda, que não apenas o dinheiro era utilizado como “coisa” de valor, mas também objetos tais como alimentos e especiarias, que serviam como moeda de troca em determinados momentos da história, designando o que ficou conhecido como escambo.


A visita ao CCBB demonstrou ser de bastante proveito, pois contou com a participação não somente da equipe responsável pela apresentação do espaço, mas também com algumas explicações e esclarecimentos dados pelos professores presentes. Estes aproveitaram o momento para fazer a ponte entre o conteúdo ensinado em sala de aula e o conteúdo que estava sendo exposto aos alunos durante a exposição.

Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário