A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Centenário e fanzine no CIEP da Maestrina


Em continuidade as atividades previstas no início do semestre, o grupo “Poesia de rua” retornou, no dia 15 de maio, com as  oficinas de Criação Artística e Produção de Fanzines com os alunos do 4º e 5º anos do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, BE Bangu.


Ainda abordando como tema o centenário de Vinicius de Moraes, os encontros estão sendo realizados todas as quartas feiras e cada semana conta com uma proposta de trabalho diferente. Nas últimas semanas o grupo apresentou aos alunos um pouco sobre a história do “Poetinha” e o desenvolvimento de seu trabalho; ainda está por vir a contação de história (usando o CD 'Arca de Noé' e outros contos de Vinicius de Moraes), produção de acrósticos e fanzines. Ao final de cada atividade, a equipe do “Poesia de Rua” conversa com os estudantes em roda e tentam, através do resultado das atividades, fazer com que esses percebam a real necessidade da leitura e da escrita para o cotidiano.


Os encontros tem se tornado cada dia mais produtivos, onde os alunos estão aprendendo a desenvolver a escrita, funcionando como uma base de reforço, as professoras acompanham as atividades e a evolução de cada aluno de perto e trabalhando em parceria com o Bairro Educador para a continuidade do projeto.


Seguimos semanalmente com novas surpresas e atividades lúdicas, assim ampliando o conhecimento dos alunos e o prazer de fazer parte das atividades da escola. Na próxima semana começaremos a produção de um "Fanzine", apenas como laboratório para um trabalho mais real para a comemoração, do centenário do grande Mestre.
Por Leonardo Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário