A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Democratizando a democracia


Alunos da turma 1402 da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, realizaram no dia 09 de maio de 2013 uma dinâmica de grupo destinada à montagem de chapas para as eleições do grêmio estudantil.

A atividade iniciou com uma construção coletiva, a fim de definir o que é um grêmio, qual a sua importância e o que este pode trazer de positivo para a escola e o cotidiano dos alunos. Logo depois, ocorreu um momento no qual, cada aluno expôs para a turma o que gostaria que acontecesse na escola, ou qual recurso seria de grande importância. Aos demais alunos, foi solicitado que anotassem os relatos.  Após a exposição dos alunos, foi sugerido que os interessados em fazer parte do grêmio se dividissem por afinidade de temas, ou seja, pela opinião comum acerca dos assuntos. A partir disto, houve um trabalho personalizado para cada grupo, de instigação e problematização, pretendendo estimular a reflexão e o senso crítico acerca do que era proposto e pensado para a coletividade.

A última etapa consistiu na escolha de um nome para as chapas e na consolidação dos temas que seria trabalhado em uma possível eleição. As alunas Ana Carolina, Kailane Mendes, Mariana Mendes e Cíntia Victoria, da Chapa 4 da Educação Infantil, propuseram a melhoria dos banheiros, a oferta de suco para acompanhar o almoço, a ocorrência de um concurso de dança, fazer “campeonato de futebol com líder de torcida” ,“servir miojo em alguns dias” e a realização de mais projetos para “melhorar o planeta”.


Os alunos João Felipe, Yuri e Joana, da Chapa Cuidando da Escola, propuseram a instalação de espelhos no banheiro feminino, mais aulas de Artes, “mais tempo na biblioteca”, aulas de artesanato e passeio para o Cristo e para o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.

Já a Chapa Melhorias na Escola, formada por Geovana e Kamily, propôs a ocorrência de uma festa à fantasia, de campeonatos de dança e futebol, atividades artísticas e culturais e a disponibilização de “sopas de letrinha e de ervilha no refeitório”, que, na opinião dos alunos, são boas para a memorização e os estudos.

Aos alunos que optaram por não montarem chapas, foi solicitado pelo gestor de projetos do Bairro Educador, Victor Rocha, que ajudassem às chapas por meio de um inventário que abarca 3 blocos: O que a escola tem de bom que pode ser melhorado, o que não é bom na escola e, por último, o que poderia ser criado de bom na escola. Estas orientações foram de grande relevância para criação das propostas do grêmio.

A coordenadora pedagógica Fátima Moreira, que acompanhou a atividade e intermediará todo o processo eleitoral e educativo do grêmio, promoverá a formalização das chapas.

Visa-se nesta ação educativa, por parte da coordenação pedagógica da escola e por parte do Bairro Educador, promover a conscientização dos alunos sobre todas as possibilidades de melhorias e progressos que podem ocorrer em suas vidas, na escola, em suas comunidades e na sociedade; além de despertá-los para a necessidade de criar espaços democráticos que garantam o bem comum, para que este possa vigorar e suplantar os problemas sociais que tanto prejudicam nosso cotidiano. Como brilhantemente propagado pelas mídias sociais, espera-se com estas atividades despertar os alunos para a necessidade de democratizar a democracia, para que o todo seja bem maior que a soma das partes e a Educação seja um instrumento de liberdade e progresso.

Por Victor Rocha

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