Alunos da turma 1402 da Escola
Municipal Julia Lopes de Almeida, realizaram no dia 09 de maio de 2013 uma
dinâmica de grupo destinada à montagem de chapas para as eleições do grêmio
estudantil.
A atividade iniciou com uma construção
coletiva, a fim de definir o que é um grêmio, qual a sua importância e o que
este pode trazer de positivo para a escola e o cotidiano dos alunos. Logo
depois, ocorreu um momento no qual, cada aluno expôs para a turma o que gostaria
que acontecesse na escola, ou qual recurso seria de grande importância. Aos
demais alunos, foi solicitado que anotassem os relatos. Após a exposição dos alunos, foi sugerido que
os interessados em fazer parte do grêmio se dividissem por afinidade de temas,
ou seja, pela opinião comum acerca dos assuntos. A partir disto, houve um
trabalho personalizado para cada grupo, de instigação e problematização,
pretendendo estimular a reflexão e o senso crítico acerca do que era proposto e
pensado para a coletividade.
A última etapa consistiu na
escolha de um nome para as chapas e na consolidação dos temas que seria
trabalhado em uma possível eleição. As alunas Ana Carolina, Kailane Mendes,
Mariana Mendes e Cíntia Victoria, da Chapa 4 da Educação Infantil, propuseram a
melhoria dos banheiros, a oferta de suco para acompanhar o almoço, a ocorrência
de um concurso de dança, fazer “campeonato de futebol com líder de torcida”
,“servir miojo em alguns dias” e a realização de mais projetos para “melhorar o
planeta”.
Os alunos João Felipe, Yuri e
Joana, da Chapa Cuidando da Escola, propuseram a instalação de espelhos no
banheiro feminino, mais aulas de Artes, “mais tempo na biblioteca”, aulas de
artesanato e passeio para o Cristo e para o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
Já a Chapa Melhorias na Escola,
formada por Geovana e Kamily, propôs a ocorrência de uma festa à fantasia, de
campeonatos de dança e futebol, atividades artísticas e culturais e a
disponibilização de “sopas de letrinha e de ervilha no refeitório”, que, na
opinião dos alunos, são boas para a memorização e os estudos.
Aos alunos que optaram por não
montarem chapas, foi solicitado pelo gestor de projetos do Bairro Educador,
Victor Rocha, que ajudassem às chapas por meio de um inventário que abarca 3
blocos: O que a escola tem de bom que pode ser melhorado, o que não é bom na
escola e, por último, o que poderia ser criado de bom na escola. Estas
orientações foram de grande relevância para criação das propostas do grêmio.
A coordenadora pedagógica Fátima
Moreira, que acompanhou a atividade e intermediará todo o processo eleitoral e
educativo do grêmio, promoverá a formalização das chapas.
Visa-se nesta ação educativa, por
parte da coordenação pedagógica da escola e por parte do Bairro Educador,
promover a conscientização dos alunos sobre todas as possibilidades de
melhorias e progressos que podem ocorrer em suas vidas, na escola, em suas
comunidades e na sociedade; além de despertá-los para a necessidade de criar
espaços democráticos que garantam o bem comum, para que este possa vigorar e
suplantar os problemas sociais que tanto prejudicam nosso cotidiano. Como
brilhantemente propagado pelas mídias sociais, espera-se com estas atividades despertar
os alunos para a necessidade de democratizar a democracia, para que o todo seja
bem maior que a soma das partes e a Educação seja um instrumento de liberdade e
progresso.
Por Victor Rocha
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