A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Escola da Maré realiza reunião e mobiliza os responsáveis


No último dia 11 de maio todas as escolas públicas do município do Rio de Janeiro realizaram a 1º reunião de responsáveis vinculada ao Cartão Família Carioca. A Escola Municipal Teotônio Vilela, do Bairro Educador Manguinhos, recebeu os responsáveis para mais esta ação de integração Família-Escola. A unidade escolar contou com a participação do representante do Comitê Rio da Mobilização Social pela Educação e com o apoio do Bairro Educador.
 



A reunião foi iniciada pela fala da diretora, que tratou sobre questões do acompanhamento familiar na vida educacional dos filhos. A apresentação de alguns desafios internos e a abertura da direção para as famílias apoiarem a escola foram as falas mais intensas, bem como a responsabilidade dos responsáveis em monitorar a presença de seus estudantes para que não venham a ser preciso tomar as medidas cabíveis para garantir a cidadania das crianças.
 
O Comitê Rio da Mobilização Social pela Educação é uma ação que vem se consolidando na Maré e objetiva a construção de um Comitê para estreitar a relação Família–Escola. O Professor Sérgio Maia, representante do mesmo, realizou sua fala apresentando alguns vídeos para os responsáveis e distribuindo a cartilha da Mobilização Social pela Educação.
 
 
Um dos vídeos mostrou o filme “Agora não, Bernardo”, uma pequena história contada em um livro de autoria de David Mckee. O momento foi direcionado para uma reflexão sobre a forma de convivência das famílias e dos perigos de uma criação desatenta. Outro vídeo foi um trecho do filme “Mãos talentosas” para direcionar a conversa sobre acompanhamento familiar na educação.
 
 
A reunião que contou com o comparecimento dos responsáveis foi um sucesso, e a parceria com a Mobilização Social pela Educação contribuiu para otimizar a demanda da escola pela maior presença dos responsáveis na educação dos estudantes. Fica o agradecimento do Bairro Educador ao professor Sérgio Maia e outras ações estão sendo planejadas para reforçar os trabalhos nesta área.

Por Leonardo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário