A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Escolher dá trabalho


Nos dias 8 e  10 de maio, alunos da Escola Municipal Lima Barreto e da Escola Municipal Presidente Roosevelt , assistiram aos vídeos da série “Escolher dá Trabalho- MULTIRIO” que explora e demonstra a atuação de diversas áreas profissionaisno mercado de trabalho. A Gestora de Projeto do BE Realengo passou vídeos sobre profissões de interesse e de escolha dos alunos das turmas a fim de estimulá-los ao ingresso para o ano posterior no Ensino Médio e que durante o ano letivo se preparem e se apliquem quanto à aprendizagem do currículo escolar. As reportagens contam com a participação de profissionais em atividade e que ajudaram a despertar o interesse dos alunos em conhecer ainda mais as profissões de interesse.


A atividade integra uma série de ações que fazem parte da Trilha Educativa " Jovem C.E.E.I. (Conhecer,Entender,Escolher e Ingressar)" sobre Orientação Profissional. O Bairro Educador compreende e entende que nossos alunos se sentem fragilizados diante dos desafios por uma escolha profissional, além das inseguranças pessoais e dos conflitos emocionais comuns nesta fase da adolescência. A difícil tarefa de conhecer a si mesmo, suas aptidões e realizar um projeto de vida são compreensíveis e por isso o BE Realengo tem buscado meios, formas e maneiras de minimizar os impactos causados pela realidade enfrentada por nossos jovens alunos através de roda de conversa, vídeos e dinâmicas. Estes são alguns dos recursos utilizados para ajudá-los a permanência interessada na escola e ao alcance de seus objetivos.


Durante a apresentação do vídeo sobre “Profissões da Área Militar”, de escolha da maioria dos alunos, eles solicitaram conversar com os profissionais representantes da área de interesse, o que agradou a Gestora de Projeto do BE Realengo, já que a realização da “Feira de Profissões” também faz parte de uma das ações da trilha educativa de Orientação Profissional “Jovem C.E.I.I.”.
Por Carmen Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário