A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reconhecendo a História do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)


O CIEP Deputado José Carlos Brandão Monteiro, BE Vila Cruzeiro, realizou no dia 09 de maio uma visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Os estudantes das turmas 1501 e 1601 acompanhados pelas professoras Bárbara André e Rachel Nigre e a gestora de projetos, percorreram por alguns lugares e momentos históricos da cidade. As professoras aproveitaram o itinerário do ônibus para mostrar aos estudantes lugares como a Praça XV e o aeroporto Santos Dumont.


   O primeiro momento da atividade foi uma visita á Igreja da Candelária, a Professora Bárbara André falou da importância daquele monumento histórico para a cidade.. Disse ainda que, aquela igreja era uma das mais antigas do Rio. Ao sair do prédio a Professora Rachel Nigre fez uma referência ao episódio que ficou conhecido mundialmente como a “Chacina da Candelária” explorando o monumento que foi construindo em homenagem as pessoas (6 adolescentes e 2 adultos ) que foram brutalmente assassinados.


   Ao entrar no prédio do CCBB a turma foi recebida pelo Setor Educativo que em um primeiro momento explicou onde eles estavam e o que havia no espaço. Divididos em dois grupos os estudantes e os facilitadores fizeram o conhecimento do prédio falando da história e as alterações que ele sofreu ao longo do tempo.

   A Galeria de Valores que conta a trajetória da moeda no Brasil e em outros lugares do mundo foi o que mais chamou atenção dos estudantes. Eles ficaram bastante curiosos com o volume de moedas que estavam no local e conheceram moedas que não fazem parte do seu cotidiano ou que nem eram nascidos. Os facilitadores falaram quando não existia o dinheiro, que produtos eram utilizados para a troca como o algodão, cacau e ouro, dependendo da época e dos personagens que estavam envolvidos.


   Para finalizar, a avaliação do grupo foi positiva em relação a visita, em sala de aula será realizada produção de texto a partir da atividade.

“As visitas em lugares culturais são importantes, pois abrem o universo cultural dos alunos, ajudam na construção de texto, por exemplo, pelo fato de conhecerem outras realidades”, concluiu a professora Bárbara.
Por Carla Sue Ellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário