A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 28 de maio de 2013

Núcleo de responsáveis resgata memória da comunidade


Aconteceu a primeira atividade do Núcleo de Responsáveis na Escola Municipal Frei Cassiano, BE Bispo, no dia 28 de maio. O grupo foi formado por 6 responsáveis e contou com o apoio e a participação de 4 estudantes do Grêmio Estudantil.

A proposta da atividade era resgatar um pouco da memória da comunidade, sem o olhar de descaso do Estado e de violência, mas resgatar a memória cultural e de resistência local.


Houve uma apresentação de fotos antigas que mostram um pouco da rotina da comunidade: fotos de festas juninas, fotos de inauguração da Escola Municipal Frei Cassiano, fotos do próprio Frei mostrando a planta do prédio, realizando atividades e recebendo autoridades no antigo prédio.

As mães reconheceram algumas pessoas que apareceram nas fotos, reconheceram alguns lugares e outros não. Entusiasmadas, lembraram-se de situações e pessoas antigas, como o caso do Seu Papapa, um vendedor de pastel que fazia sucesso na comunidade.


Além de lembrar fatos e pessoas antigas, o momento serviu para debater melhorias para a unidade escolar, com questões de ambiência, acolhimento dos responsáveis e pensar estratégias para atrair os responsáveis para a escola, estreitando, assim a relação escola-família. Também foram discutidas melhorias para a comunidade, no debate entraram questões relacionadas à qualidade do atendimento do posto de saúde, aos projetos que chegam à comunidade, a violência no território, etc.

Foi um importante passo de estreitamento entre responsáveis e escola.  A intenção é realizar mais atividades em que seja possível se aproximar mais de pais, mães, avós, tias, etc. Momentos de prazer e escuta, para que responsáveis e estudantes passem a perceber a escola como um lugar seguro e de felicidade e desmitificar um olhar de problema e chateação sobre a escola. O Bairro Educador agradece o espaço que foi cedido pela direção para que a atividade fosse realizada, as mães que compareceram e ao Grêmio que colaborou com a organização da ação.
Por Sarah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário