A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 8 de maio de 2013

GEC Leão Velloso apropriando-se da cidade


O Projeto Bairro Educador, no dia 08 de maio, através da Gestora de Projetos Déborah Sobrino, oportunizou aos alunos do Ginásio Experimental Carioca (GEC) Escultor Leão Velloso, uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A turma 1903, do 9º ano, foi a turma premiada pelo GEC, através do Projeto Turma Legal (que premia a melhor turma no quesito comportamento) para ir nesta visita. Os professores de Língua Portuguesa, de Geografia e de Educação Física, juntamente com a gestora de projetos do Bairro Educador, acompanharam os alunos durante a atividade.


Com a chegada adiantada ao Centro da cidade, os alunos pediram para conhecer a Igreja da Candelária, onde fizeram diversas perguntas sobre o histórico da Igreja. Eles demonstraram bastante perplexidade ao descobrirem que na porta da Candelária ocorrera, há 20 anos, uma chacina atingindo oito pessoas, seis crianças e dois adolescentes. Os estudantes perguntaram sobre os motivos que levaram a tal fato. Na praça em frente à Igreja puderam ver os desenhos no chão representando os corpos, e a cruz, que simbolizava a indignação por tal fato. Dentro da Igreja os alunos ficaram impressionados com a magnitude que ela apresenta, com seus vitrais e sua arquitetura histórica.

Feita esta visita não programada, mas de extrema importância, os alunos foram para o CCBB, onde foram recebidos pelos educadores Iuri e Luan, que foram os responsáveis pela visitação. No início da visita, os estudantes foram levados para uma sala, onde os educadores explicaram a função de um Centro Cultural, e falaram sobre os espaços culturais oferecidos pelo CCBB. Ao término da explanação pediram para quer os alunos escolhessem dois locais para serem visitados.Os alunos desejaram visitar o cinema e o teatro da instituição. Os alunos e os professores foram divididos em dois grupos para que a visita fosse mais organizada.


O primeiro espaço visitado foi o cinema, onde três animações foram projetadas, e ao término da sessão, os alunos foram divididos em grupos de três e para cada grupo foi entregue um papel com palavras, onde cada grupo deveria fazer a correlação do que tinham assistido com o que estava escrito; uma excelente oportunidade para os estudantes debatessem o que tinham visto e como aquilo poderiacorrelacionarcom suas vidas.

Depois fomos ao teatro, onde outra dinâmica foi realizada: cada aluno deveria escolher um objeto que tinha em mãos, e contar a história do mesmo, e depois deveria trocar de objeto com algum colega, para que subisse ao palco e imitasse o que o amigo tinha dito sobre o objeto. Nesta dinâmica alguns alunos revelaram-se atores natos, tamanha a desenvoltura no palco. Este momento no teatro foi de extrema importância, pois grande parte dos alunos nunca tinham ido a um espaço como este.


Fechando a visita, os alunos conheceram um pouco da história do prédio do CCBB, o porquê do formato, e como o prédio foi se transformando ao longo do tempo desde a época da sede do Banco do Brasil. Ainda deu tempo para que um grupo de alunos conhecesse o Museu da Moeda, espaço onde tiveram a oportunidade de conhecer as diversas moedas que o Brasil já teve, bem como moedas de outros países.

O passeio foi muito interessante, pois, ofereceu aos alunos a chance de conhecer um local que muitos deles não têm oportunidade de visitar, e muitos deles não têm sequer a chance de sair da comunidade em que moram.

Por Víctor Ventura
Professor de Educação Física do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário