O Projeto Bairro Educador, no dia 08 de maio, através da
Gestora de Projetos Déborah Sobrino, oportunizou aos alunos do Ginásio Experimental
Carioca (GEC) Escultor Leão Velloso, uma visita ao Centro Cultural Banco do
Brasil (CCBB). A turma 1903, do 9º ano, foi a turma premiada pelo GEC, através
do Projeto Turma Legal (que premia a melhor turma no quesito comportamento)
para ir nesta visita. Os professores de Língua Portuguesa,
de Geografia e de Educação Física, juntamente com a gestora de projetos do
Bairro Educador, acompanharam os alunos durante a atividade.
Com a chegada adiantada ao Centro da cidade, os alunos
pediram para conhecer a Igreja da Candelária, onde fizeram diversas perguntas
sobre o histórico da Igreja. Eles demonstraram bastante perplexidade ao
descobrirem que na porta da Candelária ocorrera, há 20 anos, uma chacina atingindo
oito pessoas, seis crianças e dois adolescentes. Os estudantes perguntaram sobre
os motivos que levaram a tal fato. Na praça em frente à Igreja puderam ver os
desenhos no chão representando os corpos, e a cruz, que simbolizava a
indignação por tal fato. Dentro da Igreja os alunos ficaram impressionados com
a magnitude que ela apresenta, com seus vitrais e sua arquitetura histórica.
Feita esta visita não programada, mas de extrema
importância, os alunos foram para o CCBB, onde foram recebidos pelos educadores
Iuri e Luan, que foram os responsáveis pela visitação. No início da visita, os
estudantes foram levados para uma sala, onde os educadores explicaram a função
de um Centro Cultural, e falaram sobre os espaços culturais oferecidos pelo
CCBB. Ao término da explanação pediram para quer os alunos escolhessem dois
locais para serem visitados.Os alunos desejaram visitar o cinema e o teatro da
instituição. Os alunos e os professores foram divididos em dois grupos para que
a visita fosse mais organizada.
O primeiro espaço visitado foi o cinema, onde três
animações foram projetadas, e ao término da sessão, os alunos foram divididos
em grupos de três e para cada grupo foi entregue um papel com palavras, onde
cada grupo deveria fazer a correlação do que tinham assistido com o que estava
escrito; uma excelente oportunidade para os estudantes debatessem o que tinham visto
e como aquilo poderiacorrelacionarcom suas vidas.
Depois fomos ao teatro, onde outra dinâmica foi realizada:
cada aluno deveria escolher um objeto que tinha em mãos, e contar a história do
mesmo, e depois deveria trocar de objeto com algum colega, para que subisse ao
palco e imitasse o que o amigo tinha dito sobre o objeto. Nesta dinâmica alguns
alunos revelaram-se atores natos, tamanha a desenvoltura no palco. Este momento
no teatro foi de extrema importância, pois grande parte dos alunos nunca tinham
ido a um espaço como este.
Fechando a visita, os alunos conheceram um pouco da
história do prédio do CCBB, o porquê do formato, e como o prédio foi se
transformando ao longo do tempo desde a época da sede do Banco do Brasil. Ainda
deu tempo para que um grupo de alunos conhecesse o Museu da Moeda, espaço onde
tiveram a oportunidade de conhecer as diversas moedas que o Brasil já teve, bem
como moedas de outros países.
O passeio foi muito interessante, pois, ofereceu aos alunos
a chance de conhecer um local que muitos deles não têm oportunidade de visitar,
e muitos deles não têm sequer a chance de sair da comunidade em que moram.
Por Víctor Ventura
Professor
de Educação Física do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso
Nenhum comentário:
Postar um comentário