A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pela resolução de conflitos


A Escola Municipal Motorista Paschoal André, recebeu, no dia 22 de maio, a visita de Vânia Izzo, psicóloga e mediadora de conflitos do Instituto Noos. A visita teve como objetivo a promoção de uma oficina de sensibilização junto aos responsáveis, cujos temas “Resolução de conflitos” e “Violência familiar” foram contemplados.
A ação, promovida pelo Bairro Educador Pavuna em parceria com o Instituto Noos, aconteceu em função de demanda da própria unidade escolar que, de acordo com o corpo diretivo da escola, já vem há algum tempo presenciando casos de alunos que sofrem ou que sofreram algum tipo de violência intrafamiliar.


A oficina contou com a participação de 32 responsáveis de alunos, os quais participaram de dinâmicas de grupo e assistiram a um pequeno vídeo cujo tema, ao abordar uma situação-problema do cotidiano, serviu como sensibilização para trazer à tona uma série de questionamentos e discussões relacionadas ao tema da violência e dos conflitos.
Após a exibição do vídeo, os responsáveis formaram pequenos grupos, onde cada grupo tinha a função de responder a uma pergunta referente ao conteúdo do filme. A partir de então, iniciou-se o debate sobre as causas e as formas de resolução de conflitos, sejam eles no ambiente familiar ou nos demais espaços de convivência.
Vânia Izzo explicou aos presentes que embora o termo “conflito” possa incialmente denotar algo negativo, ele é importante na resolução de problemas e tomada de decisões. Esclareceu, ainda, que seja no âmbito familiar ou em qualquer outro espaço, o diálogo constitui-se enquanto a principal ferramenta para se chegar a um consenso capaz de facilitar o relacionamento entre os envolvidos, a fim de se chegar a uma conclusão.


A partir da fala da mediadora, alguns responsáveis puderam relatar alguns casos mais específicos, tirar dúvidas e propor possíveis soluções. O debate contou também com a participação da diretora Liliam Pereira, que em vários momentos procurou trazer exemplos concretos e hipotéticos para situações do dia-a-dia vivenciadas na escola.
A equipe do Bairro Educador agradece a parceria do Instituto Noos, o acolhimento da escola e a presença dos responsáveis que lá estavam e que se envolveram e contribuíram para que a realização da oficina fosse um sucesso.
                                                                       Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário