A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 10 de maio de 2013

No Bairro Educador Macacos a saúde é preocupação coletiva


 A Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand localizada no Morro dos Macacos, recebeu a visita da Farmacêutica Joyce das Flores, no dia 10 de maio, que possui vinculação na pós-graduação de saúde coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesse dia, Joyce mediou à palestra ‘’Conversando Sobre Saúde’’ para os estudantes das turmas 1902, 1802, 8701 e 74 na sala de leitura dessa unidade escolar.

A proposta dessa palestra era dialogar com os estudantes sobre questões referentes às doenças sexualmente transmissíveis, com um foco principal na AIDS, que é uma doença causada pelo vírus HIV e têm atingido boa parte da juventude de nosso país. Joyce iniciou a palestra problematizando para os alunos o que era saúde, o que era doença e o que é ser saudável, esse questionamento foi importante para os estudantes construírem uma percepção que, por mais que existam padrões de beleza impostos, além de uma ditadura social para ser esteticamente aceitável, elementos relacionados a qualidade de vida, cuidado com a saúde e prevenção de doenças devem ser valorizados.


Durante a palestra, foi exibido um vídeo que apresentava um panorama da AIDS nesses últimos 30 anos, com participação de pessoas que estão infectadas há muitos anos e pessoas infectadas que não estão naquele que era entendido como ‘’grupo de risco’’, que era um termo que o Ministério da Saúde utilizava até alguns anos atrás. A palestrante explicou que o termo utilizado atualmente é comportamento de risco e apresentou quais práticas seriam determinantes para caracterizar esse comportamento.

Após a exibição do vídeo, foi realizado um debate com os estudantes sobre as formas de prevenção necessária para o combate da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, ressaltando a importância da utilização do preservativo como método preventivo. A palestrante levantou um alerta para as meninas que participaram da atividade, para um maior cuidado com o corpo, principalmente por haver um aumento significativo de número de jovens de 15 a 24 anos infectadas pelo vírus HIV.


Ao final da palestra, foi distribuído para os estudantes um material do ministério da saúde que abordava as formas de contágio da AIDS, além da realização de perguntas dos estudantes que participaram dessa atividade.  O Projeto Bairro Educador agradece a palestrante, Joyce das Flores, pela parceria e a Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand pela oportunidade de realização dessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário