A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Uma manhã viajando com Shakespeare


No dia 09 de maio de 2013, um grupo de alunos da Escola Municipal Escultor Leão Velloso foi até a Praça Ênio, ao lado da Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, para assistir ao espetáculo teatral “Sonho de Uma Noite de Verão” de William Shakespeare. A atividade é uma realização da Companhia Teatral e tem como intuito a circulação do espetáculo em 34 localidades do município do Rio de Janeiro, para difundir e compartilhar a obra de Shakespeare em localidades carentes de ações culturais. Após o espetáculo, os atores promovem um bate papo com o público, respondem a curiosidades e fomentam a troca de saberes.


Os professores de educação física acompanharam a atividade por parte da Escola Municipal Escultor Leão Velloso. Já por parte do projeto Bairro Educador quem acompanhou a atividade foi a gestora de projetos Deborah Sobrinho.

A peça, que contou com a presença de outras escolas públicas e também privadas, foi bem avaliada pela Leão Velloso. Para o professor Victor Ventura essa é uma oportunidade única para os alunos do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso, pois atividades culturais são coisas raras nesta região conflagrada. Já para o aluno Matheus Mesquita, da turma 1901, a escola deveria dar mais oportunidade de participação em atividades culturais.


Os alunos gostaram do desempenho dos atores e atrizes do espetáculo e ao final pediram para tirar foto, como forma de registro do passeio. Ao final do espetáculo, uma ciranda com atores e público é construída numa celebração ao tema principal da obra de Shakespeare: o amor, independente de raça, credo ou religião. Ao propor ‘Sonho de Uma Noite de Verão’ em praça pública, o compromisso dos artistas envolvidos é com a democratização da cultura e o resgate de um teatro popular, contribuindo para a revitalização das praças, extremamente saudável para respiração cultural da sociedade. (http://shakespearenaspracas.blogspot.com.br/).

Finalmente, ressaltamos, enquanto funcionários e regentes da escola, a grande importância das atividades como essas, apoiadas pelo Bairro Educador.

Por Luiz Orlando Costa Teixeira.
Professor de Educação Física do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário