A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 30 de maio de 2013

“Eu Gosto de Você por que...”

No dia 22 de maio o Jogo Cooperativo “Eu Gosto de Você” foi desenvolvido nas turmas de primeiro, segundo e terceiro anos da Escola Municipal Humberto de Campos. Tal atividade atrelada a Trilha Educativa “Mudando de Perfil”, propôs aos estudantes o começo do estabelecimento de novas relações interpessoais, e por isso mesmo, marcou a nova fase dos Jogos na Unidade Escolar.
 
            A proposta geral da ação era alternar a liderança entre os estudantes da mesma turma durante uma mesma atividade e estimular a integração e educação emocional. Como recurso foi utilizada uma dinâmida em roda, para que todos pudessem se notar durante o tempo de duração.  

 
          O Jogo se desenvolveu de formas diferentes entre as turmas, pois a turma do primeiro ano da manhã não conseguiu realizar a atividade em seu formato original. Assim, a turma 1101 falava características físicas do grupo, enquanto as demais procuravam encontrar características emocionais e físicas relacionadas especificamente ao colega que estava sentado ao lado do interlocutor.

            Em todos os casos foi usada a ideia “Eu Gosto de Você”. No caso da turma 1101 as frases ficaram da seguinte forma: “Eu Gosto das crianças que estão de casaco.”, “Eu Gosto das crianças que estão de bermuda”. Em relação às demais turmas a atividade aconteceu com as crianças dizendo “Eu Gosto do .... Por que ele é carinho.” Eu Gosto da ... Por que ela é bonita”, etc.


            É importante ressaltar que esta foi a primeira ação de estímulo a esta prática vivenciada por eles, por isso, houve certa resistência a realizá-la. Alguns estudantes demonstraram vergonha ao falar do outro e para o outro, enquanto outros demoravam a encontrar características ou adjetivos para se referir a outrem.

 Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário