A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Educação atravessando fonteiras


O Bairro Educador, através da Gestora de Projetos do BE Anchieta, oportunizou aos alunos do Programa Mais Educação, da Escola Municipal Lucio de Mendonça, no dia 27 de maio, o contato com uma Nigeriana, da tribo Yorubá, em uma roda de conversas em que os alunos aprenderam sobre a cultura dos nigerianos, em especial, dos yorubás.


A nigeriana Adebimpe Alo, graduanda em Relações Internacionais no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ, conversou com os alunos sobre seu Estado de origem, e a cultura da sua tribo através de apresentações em slides. Com ajuda de um mapa, os alunos puderam localizar o Estado e a partir de então, começaram os desdobramentos sobre a origem do nome do, além do acesso a várias informações, como culinária da região, moda, penteados, celebridades, jogadores de futebol, músicas regionais e outros.


Essa atividade foi proposta como culminância sobre um trabalho realizado pela educadora Comunitária, Danielle Gonçalves, sobre diversidade cultural. No final da atividade, a Educadora Comunitária relatou: ”Foi um momento sublime em que poucos tem oportunidade de vivenciar. Falamos tanto em diversidade e pluralidade cultural,mas no nosso cotidiano raramente acontece. Me sinto feliz por ter proporcionado aos alunos esse momento”.

Outras atividades serão realizadas para dar continuidade a esse trabalho e os alunos aprenderão mais sobre a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro.
Por Roberta Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário