A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Construção de horta


Aconteceu, no dia 08 de maio, uma reunião na Escola Municipal Nova Holanda, do Bairro Educador Maré, na qual estiveram presentes representantes dos projetos Hortas Cariocas, Programa Saúde nas Escolas (PSE) e Bairro Educador (BE). O objetivo foi planejar a construção de uma horta com os estudantes da escola.

Em conversa com a Técnica do PSE sobre os estudos que eram feitos com os estudantes sobre alimentação saudável, a mesma demandou a construção de uma horta escolar. Esta demanda foi acolhida pela direção da escola, que há muito tempo observava o local que até o presente momento fica "abandonado". Fou decidido então que seria interessante trazer mais para perto dos estudantes o que seria de fato alimentos saudáveis, pois o contato com o plantio criaria uma proximidade de valor para os que participassem.


Então depois de muito planejamento e ao concluir-se de que era necessária a ajuda e visão de um profissional da área, o Bairro Educador contactou o parceiro Sr. Olair, do Projeto Hortas Cariocas, que em reunião com a escola, compartilhou sua experiência, dando auxílio e direcionamento para delimitar os espaços das "ruas" e canteiros, dividir as responsabilidades. A direção ainda foi presenteada nesta oportunidade com sachês de urucum (colorau), colhidos de uma horta em outra escola e que também será plantado na horta que será construída na Escola Municipal Nova Holanda, além também de salsa, cebolinha e outros. 
 
O Bairro Educador agradece à direção da escola, que recebeu os projetos de braços abertos e comprou a ideia com muito carinho e colaboração. Em breve será possível ver estudantes aprendendo na prática, como é plantar e colher o que se plantou, entendendo os valores dos alimentos e valorizando a educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário