A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Planejando a vida


No último dia 08/05 foi realizada uma roda de conversa com os alunos da turma 1902 da E. M. Monte Castelo, BE Coelho Neto. O objetivo foi tratar com os alunos de um tema bastante importante: planejamento de vida. Um tema pouco discutido entre os jovens, mas sem dúvida, fundamental para um futuro de sucesso, em que os estudos serão sempre um forte aliado.

Para ajudar nesta tarefa, o BE articulou uma parceria especial: a parceira local e estudante de economia Ingrid da Matta, de 23 anos, que está cursando o penúltimo semestre do curso de Economia e que também foi aluna da Monte Castelo. O contato com Ingrid fez com que os alunos pudessem conhecer alguém muito semelhante a eles, ou seja, uma jovem moradora da região, que estudou na mesma escola e que não desperdiçou as oportunidades. Ao contrário, correu atrás delas e ainda hoje busca novas metas. Sem dúvida, um belo exemplo!                                                             

 
De forma leve e descontraída, Ingrid contou aos estudantes da 1902 sobre sua história de vida, o que estudou, os cursos que cursos fez, as viagens que realizou e as oportunidades que não deixou escapar. Mas a contribuição da parceira não parou por aí, pois no dia 27/05, nossa futura economista falou com os alunos da 1904 sobre “Planejamento de Vida”.

                                                                 
Quando a estudante relata sua história de vida na mesma escola em que hoje palestra, a emoção vem à tona, tornando ainda mais especial o momento da conversa com os estudantes da Monte. Ela contou como conseguiu o primeiro emprego, como começou a estudar inglês, como entrou para a universidade, como escolheu o curso de economia, como teve a oportunidade de conhecer outro país, além de outras conquistas. Foi, na verdade, um grande bate-papo. Ingrid aproveitou para agradecer ao professor de Geografia da escola, o professor Roberto, que estava com a turma e que foi um dos grandes incentivadores para sua trajetória de grandes conquistas. O professor, orgulhoso por ter feito parte da formação da ex-aluna, disse valer apena a árdua profissão do magistério.
                                                                   

Na apresentação do Projeto de Vida aos alunos, nossa parceira pôde mostrar maneiras de como se planejar, como elaborar um projeto de vida simples, mas realmente norteador. Por meio de slides, trouxe recursos digitais gratuitos para acesso à informação, como sites de organizações não-governamentais, revistas, vídeo- aulas e outros. Basicamente o conteúdo é direcionado para a vida profissional ou acadêmica dos jovens em formação.

Em nome do Bairro Educador e da E.M. Monte Castelo, agradecemos à parceira Ingrid da Matta que direcionou o trabalho com dedicação e entusiasmo.
 
Por Cristina Santos e Ingrid da Matta                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário