A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estudantes de Rio das Pedras conhecem a evolução tecnológica


No dia 24 de maio, os estudantes do 5º ano do CIEP Governador Roberto da Silveira, integrante do BE Rio Das Pedras, visitaram o Museu de Telecomunicações da Oi Futuro.

O Museu Oi Futuro possui uma exposição constante sobre todos os meios de telecomunicações que o homem inventou. Os estudantes ao conhecerem os aparelhos puderam fazer comparações e comentários a respeito de tudo o que observavam. Os aparelhos antigos geraram curiosidade e estranheza em alguns, que perguntaram ao educador do museu se “aquilo” existiu e como eles faziam para se comunicar. O educador explicou-lhes que sem essas tecnologias não existiriam as ferramentas tecnológicas dos dias de hoje, pois o que temos, em nossos dias, não veio do nada, faz parte de um processo de pesquisa e do esforço humano.
 
Ao chegar à sala que faz uma linha do tempo com todos os aparelhos existentes e seus criadores, os estudantes conheceram o telégrafo, e também o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, precursor das telecomunicações no Brasil.  Ele implantou o telégrafo nas regiões brasileiras mais isoladas e, ao lançar linhas telegráficas nessas regiões, as aproximou mais dos centros urbanos.  Isso favoreceu também os mapeamentos dos terrenos nacionais e principalmente estabeleceu relações cordiais com os índios.
 Nessa visita, ao conhecer essa evolução tecnológica – dos equipamentos mais antigos até os mais atuais, os alunos puderam ampliar a visão sobre os meios de comunicação. A aula passeio foi importante para o estabelecimento de vários conhecimentos que foram apreendidos com entusiasmo pela turma.
Por Raphael Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário