A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reunião do Cartão Família Carioca com oficina de Horta e apresentação musical


Aconteceu na Escola Municipal Ministro Gama Filho, BE Lins, no dia 11 de maio, a reunião do Cartão Família Carioca, onde o Bairro Educador em parceira com o SESC Engenho de Dentro realizou a oficina de Horta Terapêutica e promoveu a apresentação do Trio An Pasant.


      Os responsáveis foram conduzidos até a quadra da escola onde estava o educador Ambiental, Jorge Leite, que colocou em exposição de diversas mudas de ervas aromáticas e ervas medicinais. A oficina ressaltou a importância de uma horta residencial e a alimentação saudável, o educador apresentou aos responsáveis as ervas medicinais e salientou sua importância fazendo um resgate histórico de que a natureza foi a primeira farmácia da humanidade, as plantas medicinais proporcionam ao organismo humano sais minerais, ajudam a eliminar toxinas, limpando o sangue de impurezas e tonificando o estômago, os intestinos, os rins e o coração, além de terem propriedades terapêuticas.


Os responsáveis aprenderam que o cultivo de uma horta orgânica melhora a qualidade de vida das pessoas, pois além de garantir alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos e sem custo, previne e até cura doenças. O monitor informou ao grupo que no mundo inteiro existe uma preocupação dos consumidores em relação à qualidade dos alimentos. Há uma conscientização de que muitos problemas de saúde poderão ser evitados se for consumido alimentos livres de agrotóxicos por isso é muito importante cultivar alimentos em casa, e para isso pode-se utilizar um pequeno espaço, garrafas pet, bacias usadas, caixotes etc.

Fazer uma horta proporciona o relaxamento através do contato com a terra e a natureza contribui para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis.


A reunião também foi marcada pelo embalo do trio An Passant Cauê (voz e violão), Guto (guitarra) e Diego (carjon) que tocaram e cantaram para a integração e alegria de todos. A Direção da escola, os professores e os responsáveis ficaram muito entusiasmadas com a inserção destas atividades na Reunião do Cartão Família Carioca. Todos levaram para suas casas a muda de planta escolhida e plantada por eles.

Por Luiza Faustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário