A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cultura e Cidadania: O Desafio do Passinho


No dia 29 de maio, aconteceu na Escola Municipal Motorista Paschoal André, do Bairro Educador da Pavuna, a primeira eliminatória do Desafio do Passinho. Este faz parte do Circuito Batalha do Passinho nas Escolas, promovido pelo Bairro Educador, e que tem como objetivo estimular a valorização da cultura funk nas escolas e, ao mesmo tempo, valorizar as habilidades presentes no currículo de Educação Física, como o a dança.


Dois aspectos foram essenciais na escolha da unidade escolar (UE) para trabalhar o Desafio do Passinho. O primeiro diz respeito ao seu Projeto Político Pedagógico (PPP), que aborda a questão da cultura e da cidadania. O segundo diz respeito à localização da escola, muito próxima a comunidade do Chapadão, sendo provenientes de lá grande parte dos alunos.

Neste sentido, acredita-se que temáticas ligadas à cultura e a cidadania devem abranger também a valorização dos elementos locais no contexto de inserção da escola e da vida dos estudantes. Assim, o funk enquanto forma de expressão cultural, é um elemento bastante presente nestes espaços, e sua valorização por parte da escola – através de uma atividade como o Desafio do Passinho - é uma forma de aproximar o estudante da UE, na medida em que se demonstra respeito ao que há de presente na comunidade.


Participaram da atividade 22 estudantes dos 3º, 5º e 6º ano, além do Projeto Acelera. Cada aluno apresentou-se por 30 segundos e após as apresentações, uma banca composta por dois jurados do Projeto Mais Educação, escolheram 8 alunos para participarem da final interna, que vai ocorrer no dia 07 de junho.
Após a final, serão escolhidos os 3º, 2º e 1º lugar. Dos três finalistas, um será eleito para representar a UE na grande final, onde competirá com alunos de outras escolas. A final ocorrerá na Arena Jovelina Pérola Negra, bairro Pavuna, em dia e hora ainda a ser definido.


 O Bairro Educador acredita que a valorização da cultura local é uma forma de facilitar o diálogo entre a comunidade escolar e o seu entorno, além de proporcionar que os estudantes descubram formas de se expressar, seja através da dança ou da música, ampliando o seus horizontes e perspectivas em relação ao futuro. Desta forma, o Projeto Bairro educador parabeniza a Escola Municipal Motorista Paschoal André por acolher e apoiar o Desafio do Passinho como parte de suas atividades.
Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário