A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estudantes conhecendo as obras de Noberto Nicola


A Escola Municipal Leonor Coelho Pereira, BE Vila Cruzeiro, visitou a exposição “Noberto Nicola – Trama Ativa”, no dia 22 de maio, que traz ao Rio de Janeiro, após 25 anos, a obra do, internacionalmente premiado, artista paulistano, que tinha grande apreço pela cidade carioca. São 25 tapeçarias em grandes dimensões – produzidas entre 1970 e 2004 – inspiradoras e poéticas, quanto os títulos que as identificam. Magnetismo, dramaticidade e exuberância são visíveis à sensibilidade de observadores do diálogo travado entre as formas geométricas e abstratas dessa “trama ativa”. Para conhecer um pouco mais sobre o artista abaixo o texto de Denise Mattar a curadora da exposição.


“Nicola iniciou sua carreira com a tapeçaria plana, com a qual fez grande sucesso, mas foi na tapeçaria tridimensional, nas “formas tecidas” que alcançou sua plenitude. Suas tapeçarias saíram da superfície da parede para adquirir características escultóricas e o resultado é uma obra intensa e arrebatadora. O foco da exposição concentra-se na produção apresentando peças de grandes dimensões com títulos poéticos como Enleio, Xamã, Cântico da Noite, Jardim Íntimo, Rio Profundo, Azul – Esperança, Visão de Verão entre outros”.


Os estudantes envolvidos por esse “mundo novo” das artes em especial o das tramas, representadas pela tapeçaria do artista Nicola foram acolhidos pelo Setor Educativo do espaço e conduzidos para a exposição. Os tamanhos e cores das obras chamaram atenção do público da unidade escolar que participou com muito interesse e curiosidade do percurso percorrido pelos facilitadores.


A atividade não se limitou apenas a exposição das obras, houve o momento em que os estudantes e professores puderam realizar a oficina de tapeçaria e realizaram suas obras de artes. Com materiais disponibilizados pelo espaço educativos com fios, retalhos de tecidos e outros o público deixou sua imaginação fluir e cada pôde construir sua própria arte.


Os estudantes e os professores César Augusto e Andréia Braga avaliaram de forma positiva a atividade, além de conhecerem novos espaços foi um momento de interação entre eles. As obras produzidas pelos envolvidos serão expostas como mural na escola. Agradecemos ao Sr Bernardo Domingos, responsável pelo agendamento da visita e todos os funcionários que receberam cordialmente a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário