A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mais um Papo de Responsa em Santa Cruz



Na Escola Municipal Liberdade, nos dias 08 e 16 de maio no turno da manhã e tarde, foram realizados os primeiros encontros do Projeto Papo de Responsa da polícia Civil estadual, com as turmas de projeto 7701 e 8901 e com as turmas de projeto 8302 e 8902. O policial “Waguinho” provocou os estudantes a refletir sobre o conhecido ciclo em que muitos jovens têm entrado, começando pela evasão escolar, uso de drogas, envolvimento no crime, que culminam normalmente com a prisão desses jovens ou morte em confronto com a polícia.

 
Participaram do Papo ainda os professores Viviane Teixeira, Luciana Sacramento, Ariadna Miranda, Eduardo Alves e Alexsandro Santos que debateram sobre a importância dos estudos na formação pessoal e profissional, e sobre suas experiências pessoais nesse sentido. O parceiro “Waguinho” compartilhou histórias de jovens que se envolveram com drogas e seu destino, das dificuldades encontradas para sair do vício e das razões que normalmente levam os jovens a experimentar drogas pela primeira vez.


Os estudantes fizeram muitas perguntas sobre o trabalho da Polícia Civil, questionando qual a formação escolar do policial e quais cursos precisou fazer para ingressar nessa profissão. Alguns mencionaram que profissão desejam exercer, seus sonhos de realização pessoal, e com esse gancho o debate seguiu para a necessidade de dar seguimento aos estudos, mesmo diante das dificuldades, para que seja possível realizar os sonhos e projetos. 


Também foram abordados os assuntos de valorização dos professores e do problema da violência na escola. Está previsto ainda para o projeto Papo de Responsa um encontro que envolverá os responsáveis pelos estudantes participantes da iniciativa.
Por Adriana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário