A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 9 de maio de 2013

A importância do trabalho da autoestima


Cerca de 50 alunos do 5° ano do CIEP Dom Oscar Romero, BE Irajá, participaram no dia 09 de maio, da primeira atividade denominada “Marco Zero” da trilha educativa “Quem sou eu, e o que eu quero”, com a exibição do filme “Escritores da Liberdade”. Esta atividade tem como proposta promover a sensibilização dos estudantes sobre o tema da autoestima, favorecendo que eles busquem refletir sobre suas origens e identidade (Quem Sou Eu) e que consigam verbalizar seus sonhos e desejos (O Que eu Quero).

A trilha educativa vai abordar esta temática para promover o “diálogo” com o Projeto Político Anual da unidade escolar: “Pequenas atitudes + grandes seres humanos = um mundo melhor”. O tema autoestima tem como objetivo promover a melhoraria no relacionamento entre professores e alunos, além de estimular a autoconfiança nos estudantes na medida em que procurará incentivar o autoconhecimento dos participantes.


O filme “Escritores da Liberdade” relata uma história baseada em fatos reais, em uma escola de ensino médio na periferia norte-americana, onde os alunos sofrem perseguições e agressões em função das diferentes origens étnicas e sociais (latinos, asiáticos, negros e brancos americanos). É nesse contexto que uma jovem e recém-chegada professora vê seus esforços tradicionais de ensino fracassar. Inconformada, ela busca um novo modo de relacionamento com os estudantes, estimulando a prática da escrita em diários. Através dessa produção escrita, os estudantes passam a registrar seus medos, frustrações, descobertas e alegrias. A professora percebe que, apesar das diferentes origens sociais, os adolescentes vivem situações muito parecidas, como por exemplo, perder um amigo ou parente em função da violência armada. É com a leitura dos diários que a professora passa a se aproximar e a conhecer seus estudantes e eles, ao mesmo tempo, vão percebendo que as diferenças que os separam não são maiores que as semelhanças que os unem: são todos muito pobres e sofrem com o preconceito, a exclusão social e a violência.


Ao final do filme, os alunos participaram de uma conversa e expuseram suas opiniões, destacando a importância do respeito para com o professor e os demais colegas.

É preciso destacar que o trabalho sobre autoestima na sala de aula reflete diretamente no interesse do aluno, contribuindo para o aumento de seu rendimento e diminuindo a evasão escolar. Cria-se um ambiente de confiança mútua, onde o aluno se sente acolhido, compreendido e respeitado pelo professor.

O Projeto Bairro Educador agradece a participação das professoras e também agradece pela parceira e apoio da coordenadora pedagógica Ana Lucia.
Por Fernanda Souza.

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