Cerca de 50 alunos do 5° ano do CIEP Dom Oscar Romero, BE Irajá, participaram no dia 09 de
maio, da primeira atividade denominada “Marco Zero” da trilha educativa “Quem
sou eu, e o que eu quero”, com a exibição do filme “Escritores da Liberdade”.
Esta atividade tem como proposta promover a sensibilização dos estudantes sobre
o tema da autoestima, favorecendo que eles busquem refletir sobre suas origens
e identidade (Quem Sou Eu) e que consigam verbalizar seus sonhos e desejos (O
Que eu Quero).
A trilha educativa vai abordar esta
temática para promover o “diálogo” com o Projeto Político Anual da unidade escolar:
“Pequenas atitudes + grandes seres humanos = um mundo melhor”. O tema autoestima
tem como objetivo promover a melhoraria no relacionamento entre professores e
alunos, além de estimular a autoconfiança nos estudantes na medida em que
procurará incentivar o autoconhecimento dos participantes.
O filme “Escritores da Liberdade” relata
uma história baseada em fatos reais, em uma escola de ensino médio na periferia
norte-americana, onde os alunos sofrem perseguições e agressões em função das
diferentes origens étnicas e sociais (latinos, asiáticos, negros e brancos
americanos). É nesse contexto que uma jovem e recém-chegada professora vê seus
esforços tradicionais de ensino fracassar. Inconformada, ela busca um novo modo
de relacionamento com os estudantes, estimulando a prática da escrita em
diários. Através dessa produção escrita, os estudantes passam a registrar seus
medos, frustrações, descobertas e alegrias. A professora percebe que, apesar
das diferentes origens sociais, os adolescentes vivem situações muito
parecidas, como por exemplo, perder um amigo ou parente em função da violência
armada. É com a leitura dos diários que a professora passa a se aproximar e a
conhecer seus estudantes e eles, ao mesmo tempo, vão percebendo que as
diferenças que os separam não são maiores que as semelhanças que os unem: são
todos muito pobres e sofrem com o preconceito, a exclusão social e a violência.
Ao final do filme, os alunos participaram
de uma conversa e expuseram suas opiniões, destacando a importância do respeito
para com o professor e os demais colegas.
É preciso destacar que o trabalho
sobre autoestima na sala de aula reflete diretamente no interesse do aluno, contribuindo
para o aumento de seu rendimento e diminuindo a evasão escolar. Cria-se um
ambiente de confiança mútua, onde o aluno se sente acolhido, compreendido e
respeitado pelo professor.
O Projeto Bairro Educador agradece
a participação das professoras e também agradece pela parceira e apoio da coordenadora
pedagógica Ana Lucia.
Por Fernanda Souza.
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